O que um site deve ter? Conheça 4 segredos para o site perfeito

O que um site deve ter? Conheça 4 segredos para o site perfeito

Imagine-se como cliente. Qual é a primeira coisa que você geralmente faz quando quer saber mais sobre um produto, serviço ou empresa?

Apostamos que a sua resposta foi automática: procurar mais informações na internet!

E não precisa de muita análise para saber disso. O universo digital mudou a vida das pessoas, principalmente o modo de consumo.

Para se ter uma ideia da dimensão dessa tendência, de acordo com o estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG)”, praticamente todos que têm acesso à internet (equivalente a metade da população brasileira, 106 milhões de pessoas), utilizam a rede em algum momento no processo de compra.

Especialmente na fase de pré-compra, que consiste em descobrir e pesquisar novas marcas, produtos e serviços.

Isso quer dizer que, se sua empresa não está na web, dificilmente conseguirá sobreviver à concorrência.

Uma das mais importantes formas de ter uma presença online é com um site. Mas de nada adianta estar na rede com uma página que foi desenvolvida sem observar parâmetros importantes que aumentam sua qualidade e, consequentemente, tendem a ser mais efetivas.

A seguir, vamos mostrar 4 segredos que um site deve ter para ser perfeito. Acompanhe!

1. Otimização para SEO

Anteriormente, citamos o estudo que mostra que milhares de pessoas pesquisam na internet antes de efetuar uma compra. Mas afinal, essas buscas são realizadas aonde?

Você já deve imaginar que os mecanismos de busca, como o Google e o Bing, são os mais utilizados nessa tarefa. Mas as redes sociais também vêm sendo amplamente usadas para esse fim.

Dai vem a necessidade de estar bem colocado nos resultados das buscas dessas ferramentas, para que seu negócio seja encontrado mais facilmente.

E a forma de fazer isso é otimizando seu site com técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que significa otimização para motores de busca.

Ou seja, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo aumentar o Índice de Qualidade do seu site e, assim, melhorar o posicionamento da sua página nos buscadores.

Veja algumas dicas de como fazer isso:

Defina as palavras-chave

As palavras-chave são os termos que os usuários pesquisam no campo de busca do Google. Portanto, uma das formas de defini-las é pensando quais termos o seu cliente pode procurar para encontrar o seu negócio.

Produza conteúdo relevante

O conteúdo é um dos parâmetros analisados pelo Google para identificar o que é interessante para o usuário, de acordo com a palavra-chave buscada.

Por isso, o conteúdo precisa ser útil. Não apenas para melhorar o ranking, mas também para que seja relevante para o potencial cliente.

Não copie conteúdo

Os mecanismos de busca verificam se há conteúdos copiados, e aqueles que utilizam essa prática são penalizados. Logo, é fundamental que o conteúdo seja original.

Consiga links externos

Quanto mais sua página é citada por outros sites, mais o Google entende que ela é relevante. Fazendo com que seu site ganhe algumas posições no ranking e fique melhor posicionado.

2. Layout atrativo e funcional

De tempos em tempos, os padrões considerados mais corretos para o layout de sites vão se modificando de maneira que ele fique cada vez mais intuitivo, acessível, atrativo e alinhados com os objetivos da empresa e necessidades dos clientes.

E o layout do seu site, como está? Será que ele precisa se atualizar?

Colocamos, abaixo, algumas dicas de como melhorá-lo de forma que ele fique bonito e funcional.

Conheça seu público

É preciso levar em conta o seu público-alvo nesse momento. Se forem clientes mais velhos, por exemplo, vale deixar o tamanho das fontes um pouco maiores. Adapte também outros elementos, como linguagem e posicionamento das peças.

Simplifique

As pessoas acreditam que as páginas mais rebuscadas e cheias de recursos são as melhores. Muito pelo contrário! Isso pode desviar a atenção do cliente.

Simplifique os elementos do seu site, deixando com aspecto mais “clean” e as sessões mais importantes no topo da página;

Atente-se às cores

As cores podem ajudar a transmitir a mensagem que você quer passar da sua empresa ou deixar o layout do site “pesado”.

Por isso, faça pesquisas para a composição das cores de modo que fiquem harmônicas e combine com sua marca;

Padronize as fontes

É preciso determinar um bom tamanho para as fontes, sendo necessário que elas também combinem com o layout do site.

Além disso, os tamanhos dos títulos, textos etc, necessitam de padronização para facilitar a leitura e ajudar na harmonização das páginas.

3. Visualização em dispositivos móveis

Os dispositivos móveis já são os meios de acesso à internet mais utilizados no Brasil, com 92,1%, de acordo com o IBGE.

Isso quer dizer que, atualmente, grande parte dos usuários que visitam o seu site fazem isso diretamente de um smarthphone ou tablet, por exemplo.

Sendo assim, não dá para levar a otimização do seu site para dispositivos móveis como uma preocupação secundária. Isso porque, além da dificuldade do usuário na visualização, é mais difícil que sua empresa seja localizada em mecanismos de busca.

Lembra quando falamos a pouco sobre as técnicas de SEO? Pois é! Mais um dos algoritmos do Google que elevam um site no ranking nos seus resultados, é a compatibilidade das páginas com dispositivos móveis.

E não é só isso! O Google também está punindo aqueles que ainda não estão adaptados, fazendo com que seja uma necessidade proporcionar uma boa experiência ao usuário que esta acessando seu site por um dispositivo móvel.

4. Fácil manuseio e atualização

Já pensou se a cada vez que você tiver que adicionar uma imagem, um conteúdo ou alterar um texto no seu site, seja preciso buscar ajuda de um profissional?

Por isso, antes de contratar uma agência para fazer o seu site, é necessário estar atento às funcionalidades e à usabilidade do sistema/plataforma utilizado, para que você não precise ficar dependente de especialistas para fazer simples atualizações.

Além disso, é preciso que o seu site tenha um sistema que aceite novos recursos e mecanismos.

Afinal, a internet muda o tempo todo e há sempre uma inovação para melhorar aspectos relacionados aos websites. E é inviável ter que construir um novo a cada novidade por conta de uma plataforma inflexível, que não aceite modificações.

Acabou a leitura sobre o que um site deve ter e percebeu que o seu está longe de ser perfeito? Peça um orçamento para criar ou desenvolver um novo para a Marcasite!

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