Quero fazer meu site aparecer no Google. O que devo fazer?

Quero fazer meu site aparecer no Google. O que devo fazer?

Contar com um site ou blog não garante que a empresa tenha grande visibilidade na web. Para conseguir mais destaque no universo digital, é necessário aparecer no Google e alcançar as primeiras posições no buscador. Para isso, é preciso realizar um trabalho que garanta esse melhor posicionamento.

Um bom ranqueamento nos buscadores da web faz com que a empresa ganhe mais visibilidade organicamente – ou seja, sem a necessidade de promover seu endereço eletrônico – e consiga construir maior autoridade para os seus canais de comunicação online. Essas são ações importantes para o negócio!

Afinal, quanto maior a visibilidade que o site, blog ou e-commerce alcança, mais chances de fechar novos negócios uma empresa tem. Além disso, os processos de vendas são potencializados quando um cliente considera que determinada companhia é uma autoridade em seu mercado de atuação.

Como o Google funciona?

Para conseguir aparecer no Google, é preciso entender como a plataforma funciona. Esse conhecimento ajudará a traçar as melhores estratégias para que você possa alcançar bons resultados dentro do buscador, que atua com os seguintes mecanismos de pesquisa: resultados orgânicos e pagos.

Os resultados pagos aparecem sempre no topo da página e são sinalizados como anúncios. As empresas que desejam ocupar esses espaços, precisam patrocinar o seu link e, por meio do Google Adwords, pagam por clique feito no anúncio.

Abaixo dos resultados pagos estão os orgânicos. Para ocupar as primeiras posições nessa modalidade, é preciso realizar um trabalho que demonstre ao algoritmo do Google, que o site possui bom nível de relevância e autoridade. A classificação desses quesitos leva em consideração a qualidade e a experiência do usuário.

Fatores de ranqueamento Google

Existem mais de 200 fatores que impactam no ranqueamento de sites no Google. Separamos aqui alguns dos principais itens dessa lista. Confira!

  • Tempo de permanência na página: é um dos principais fatores de ranqueamento porque mostra para o buscador que o conteúdo do site é de boa qualidade;
  • Links internos: o Google analisa, por meio desse fator, a experiência que o usuário terá na sua página. Se ele clica em mais links internos, ou seja, dentro do seu site, o Google considera que ele teve uma boa experiência.

O que é SEO?

SEO nada mais é do que Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português). Esse processo consiste em um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas web. É por meio desse trabalho que se consegue melhorar o tráfico orgânico de seu endereço online.

Essa estratégia de marketing digital garante que o site corporativo ganhe destaque, visibilidade e, dessa forma, consiga atrair mais pessoas. Um movimento que pode garantir o aumento das vendas e, consequentemente, maior faturamento para o seu negócio. Veja algumas técnicas:

  • Qualidade do conteúdo: o algoritmo do Google busca identificar conteúdos de baixa qualidade para otimizar os resultados para o público. Quanto melhor o conteúdo, melhor o ranqueamento, então invista em materiais ricos e assuntos de qualidade.
  • Tamanho do conteúdo: os conteúdos que figuram nas primeiras posições costumam ter 2.500 palavras, em média, pois o Google procura os conteúdos mais completos e que esclareçam as dúvidas dos leitores. Ou seja, invista em textos um pouco maiores para oferecer mais informações.
  • URLs amigáveis: o buscador identifica palavras-chaves no endereço da sua página. Além disso, quanto mais amigáveis – com menos elementos – mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para o seu site. Nesse caso, pense em palavras-chaves mais simples e objetivas.

Um bom posicionamento nas pesquisas do Google pode ser a chave para atrair mais leitores para o seu site e, consequentemente, possíveis clientes interessados no negócio que você tem a oferecer. Além de fornecer informações valiosas para o público, você fortalece a sua marca!

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