Investir em marketing de relacionamento na web, é uma das formas mais efetivas de aumentar a fidelização de clientes e a lucratividade da sua empresa. Hoje, estar presente nas plataformas digitais se tornou uma necessidade para todos os segmentos, uma vez que elas permitem que o consumidor tenha mais facilidade para entrar em contato direto com a empresa, mostrando quais são suas maiores dúvidas e insatisfações ou até mesmo sugerindo melhorias.
Por isso, saber trabalhar esse relacionamento virtual é fundamental. Ele pode ser fonte de informações valiosas para o crescimento da sua empresa e para a prosperidade do seu negócio.
Para te ajudar a aproveitar ao máximo o marketing de relacionamento na web, preparamos algumas dicas. Continue a leitura e confira!
O primeiro passo é deixar o seu site preparado para oferecer um bom atendimento. O marketing de relacionamento na web começa pela própria página da empresa.
Um investimento que vem sendo cada vez mais comum é a instalação de chats nos sites, para tornar ainda mais rápida e fácil essa comunicação direta entre a pessoa interessada na sua empresa, nos seus produtos e/ou serviços e o seu atendente.
Tenha uma pessoa preparada para responder as dúvidas e resolver pequenos problemas nesse processo.
Ter uma ferramenta como CRM também é uma excelente estratégia para manter ações de marketing de relacionamento na web.
Com essa ferramenta, você irá conseguir centralizar várias informações sobre os seus clientes, como data da primeira compra, dados pessoais, principais objeções de compra, processo de vendas, etc.
Essas informações irão te ajudar a manter uma comunicação cada vez mais personalizada, considerando as particularidades de cada cliente. O tratamento personalizado contribui para a fidelização dos clientes, uma vez que reflete o valor e importância que a sua empresa dá para cada consumidor em sua individualidade.
Uma outra forma de otimizar o atendimento (e aproveitar as informações de CRM) é a utilização de ferramentas de automação de marketing, que vão te ajudar a deixar as ações de marketing cada vez mais simples e práticas.
Por exemplo, no caso de clientes que compraram produtos x, você pode criar e automatizar o disparo de e-mails para ajudá-los a otimizar a utilização dos produtos, oferecendo dicas e recomendações para o dia a dia.
No caso de pessoas que ainda não são clientes, mas estão interessadas em produtos/serviços da sua empresa, também é possível cadastrar ações automatizadas para continuar nutrindo o contato com elas.
As ferramentas de automação de marketing também são fundamentais para manter o relacionamento com os clientes após o momento da compra, ajudando, por exemplo, a disparar descontos específicos e personalizados de acordo com a realidade de cada cliente, tornando-os cada vez mais próximos da sua empresa.
E, por último, mas não menos importante, ter uma presença marcante nas redes sociais. Hoje, o novo consumidor tem o hábito de buscar as redes sociais das empresas com as quais pretende fechar negócio, para entender como elas se relacionam com seus clientes e possíveis clientes.
Por isso, estar presente nas redes sociais, saber responder os comentários e gerir crises é fundamental.
O marketing de relacionamento na web é, basicamente, a ação de melhorar a experiência do usuário junto ao seu empreendimento. Gostou do nosso post? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe os novos artigos que divulgaremos por lá!