É muito comum que as pessoas pensem que a identidade visual consiste apenas na construção de uma “logo”, quando, na verdade, o termo envolve muito mais do que isso!
A identidade visual é um processo de identificação da sua marca por meio de imagens, sons, formas e símbolos com o objetivo de garantir a unificação e o reconhecimento da empresa perante o público e o mercado. Isto é, a maneira como esses elementos interagem entre si e os materiais utilizados para sua criação é que abrange o conceito.
Para que você entenda melhor sobre o assunto, a seguir, vamos explicar os principais benefícios que uma boa identidade visual online pode trazer para a sua marca e quais os fatores que devem ser observados para saber se ela está realmente adequada para o seu negócio. Continue a leitura!
Sem nem percebermos, nosso cérebro armazena muitas informações de que não fazemos ideia ou nem consideramos importantes naquele momento.
Desse modo, uma identidade visual marcante faz com que o cliente lembre-se da sua marca pelos elementos, símbolos ou, até mesmo, pelo conjunto de cores utilizado. Além disso, essa leitura visual ajuda o consumidor a reconhecer o ambiente, as diretrizes e todo o universo da empresa.
Portanto, é uma “carga” muito importante, sendo um dos aspectos essenciais para o sucesso de uma organização. Abaixo, mostramos os principais benefícios de uma identidade visual de qualidade, confira:
Você já tem a identidade visual do seu escritório, porém, não sabe se está adequada? Ou está pensando em desenvolvê-la, mas não entende quais são os aspectos mais importantes para que seja apropriada para seu negócio? Veja os fatores que você deve analisar nesse momento.
Esse é um ponto crucial na criação de uma identidade visual: o entendimento da sua empresa como um todo, como a missão, a visão, os valores, o posicionamento no mercado e todas as informações possíveis para sintetizá-la.
Para isso, uma boa dica é fazer um briefing para conhecer bem a identidade que você deseja criar/passar e você é a melhor pessoa para fazer as perguntas certas e obter as melhores respostas a respeito do seu escritório.
Entender profundamente sobre o seu negócio é fundamental. Entretanto, analisar o que outras empresas do mesmo setor estão fazendo também é importante para avaliar quais semelhanças têm com o que você está criando, tanto no visual quanto nas estratégias.
Busque referências na concorrência! Absorva os pontos positivos e exclua aquelas ações que possam ser parecidas demais ou que nada têm a ver com seus objetivos ou com seu escritório.
Lembre-se de que a busca é também por singularidade no mercado e algumas das melhores identidades visuais, são tidas assim justamente porque são diferentes da maioria.
A tipografia depende muito da atuação da sua empresa e do que você quer passar para o público. De maneira geral, os escritórios de advocacia prezam por uma arte mais formal, com cores mais “sisudas”, que transmitam seriedade e profissionalismo para os clientes e potenciais clientes.
Se compararmos com as empresas alimentícias, por exemplo, veremos que elas dão preferência para tons mais vibrantes (vermelho, laranja e amarelo), porque são tons que despertam o desejo de compra.
Você não precisa ficar limitado às regras, certo? Se conseguir achar uma fonte ideal, que passe a mensagem desejada, mas que saia levemente da “curva”, não perca a chance de escolhê-la. Esse pode ser o seu diferencial! Para a tipografia, valem ainda algumas dicas:
O manual de identidade de marca ou apenas manual da marca, é um documento no qual estão estabelecidas todas as regras e especificações no uso da identidade da marca de uma empresa. Isto é: cores, medidas, entre outros detalhes que assegurem a correta criação, percepção, identificação e propagação da sua marca ao público/mercado.
O manual de identidade pode ser impresso ou eletrônico e, geralmente, é desenvolvido pelos designers que vão realizar a criação do logo. Nele, devem conter algumas informações como:
Além de permitir mais segurança para a sua marca, o manual faz com que a criação da identidade visual seja mais rápida, já que, nele, haverá todos os dados necessários caso precise realizar mudanças (escala de cores, por exemplo) — e econômica — já que evita erros na impressão e na aplicação do logotipo, entre outros gastos decorrentes da falta de informação e planejamento.
Como você pode ver, uma identidade visual online de qualidade precisa passar por diversos processos. Ou seja, conhecer a fundo os valores, ideias, práticas, e, claro, o trabalho técnico, para não ficar apenas na teoria. Para isso, é preciso contar com a ajuda de profissionais que desenvolvam um estudo completo do seu negócio, aplicações e formatos ideais para sua criação.
A boa notícia é que existem agências, como a Marcasite, que dispõem de uma equipe de especialistas para cuidar da identidade visual online do seu escritório, além de outros serviços de Inbound Marketing que ajudam a fortalecer o posicionamento da sua marca no mercado. Entre em contato para saber mais!