Afinal, quanto custa criar um site?

Afinal, quanto custa criar um site?

No mundo de hoje, não há como abrir mão de ter um site para divulgar um produto ou serviço.

Não importa qual seja o seu ramo de atuação, você já deve ter notado que as pessoas costumam pesquisar informações na web antes de decidir realizar uma compra.

Quem nunca passou pela experiência de procurar uma empresa e não encontrar sua página? Ou entrar em um site e ficar com a impressão de que ele está abandonado ou sem atualização há muito tempo?

Claro que isso não é nada interessante para quem quer vender. Afinal, ter uma boa presença no meio digital funciona como um cartão de visita.

Se você quer melhorar a divulgação do seu trabalho e aumentar a retenção de clientes, confira o que deve levar em conta para saber quanto custa criar um site. Vamos lá?

A escolha da hospedagem

Para ter uma página na web, você precisará de um lugar para hospedá-la.

Os servidores de hospedagem são empresas que armazenam informações, arquivos, imagens, vídeos e demais conteúdos de um site para que ele possa ser acessado pela internet.

Mas, antes de escolher um servidor e um plano de hospedagem, avalie o espaço disponível para o armazenamento de arquivos e imagens e o suporte dado às linguagens de programação e ao banco de dados, que serão necessários para a execução do projeto

Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de servidores dos mais variados preços. Por isso, é importante realizar uma análise adequada para saber quanto é necessário gastar, a fim de que o site e o e-mail funcionem bem e sem restrições.

A contratação de um desenvolvedor

O próximo passo é contratar profissionais para desenvolvê-lo.

Para garantir a qualidade do trabalho e o cumprimento do tempo previsto para entrega, o mais recomendado é buscar uma agência digital especializada na criação de sites.

Em geral, o projeto de desenvolvimento de uma página segue o seguinte modelo:

  • planejamento (levantamento de informações e definição de objetivos);
  • design da experiência do usuário (mapa do site, wireframes e arquitetura de informação);
  • design visual (elementos visuais);
  • programação (codificação HTML, ativação de formulários, área de gestão de conteúdo, entre outros);
  • produção e inclusão do conteúdo;
  • teste e lançamento do site.

O investimento na otimização do conteúdo para SEO

Com a página pronta, é hora de pensar na otimização do seu conteúdo para sites de busca, conhecido por SEO, que, em inglês, quer dizer Search Engine Optimization.

A ideia é aumentar a efetividade do site nos mecanismos de busca, como o Google, para que ele tenha um melhor posicionamento nos resultados orgânicos quando comparado a outras páginas que utilizam as mesmas palavras-chave.

Existem técnicas para trabalhar fatores On Page, dentro do próprio site; e Off Page, externos a ele. Profissionais especializados no tema podem ajudá-lo bastante nisso!

Agora que você já sabe o que deve levar em conta para saber quanto custa criar um site, que tal começar a planejar o seu hoje mesmo?

Afinal, como mostramos neste post, vale a pena o investimento de contratar profissionais especializados para não ter dor de cabeça na escolha da hospedagem, desenvolvimento da página e na otimização do conteúdo para SEO, concorda?

Você curtiu nosso artigo sobre quanto custa criar um site? Então, deixe um comentário e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o tema!

Compartilhar