Identidade visual online: Entenda a importância para fortalecer sua marca

Identidade visual online: Entenda a importância para fortalecer sua marca

É muito comum que as pessoas pensem que a identidade visual consiste apenas na construção de uma “logo”, quando, na verdade, o termo envolve muito mais do que isso!

A identidade visual é um processo de identificação da sua marca por meio de imagens, sons, formas e símbolos com o objetivo de garantir a unificação e o reconhecimento da empresa perante o público e o mercado. Isto é, a maneira como esses elementos interagem entre si e os materiais utilizados para sua criação é que abrange o conceito.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, a seguir, vamos explicar os principais benefícios que uma boa identidade visual online pode trazer para a sua marca e quais os fatores que devem ser observados para saber se ela está realmente adequada para o seu negócio. Continue a leitura!

Benefícios da identidade visual

Sem nem percebermos, nosso cérebro armazena muitas informações de que não fazemos ideia ou nem consideramos importantes naquele momento.

Desse modo, uma identidade visual marcante faz com que o cliente lembre-se da sua marca pelos elementos, símbolos ou, até mesmo, pelo conjunto de cores utilizado. Além disso, essa leitura visual ajuda o consumidor a reconhecer o ambiente, as diretrizes e todo o universo da empresa.

Portanto, é uma “carga” muito importante, sendo um dos aspectos essenciais para o sucesso de uma organização. Abaixo, mostramos os principais benefícios de uma identidade visual de qualidade, confira:

  • posicionamento: é exatamente o que já falamos — a identidade visual ajuda a posicionar sua empresa no mercado em que atua, mostrando seus valores, cultura, diretrizes e projetos;
  • reconhecimento: quanto mais marcante e divulgada for sua identidade visual, mais o público fará a conexão dos produtos/serviços com a sua marca e, consequentemente, mais reconhecida ela será;
  • vínculo: se sua empresa é mais reconhecida, mais forte será a sensação dos clientes de pertencimento em relação aos serviços que você oferece. Isso gera confiança e credibilidade;
  • rentabilidade: com uma identidade visual bem projetada, não há necessidade de investir tanto dinheiro em estratégias para se destacar entre os concorrentes;
  • permanência: com tudo isso, é mais fácil responder de forma rápida e eficaz às mudanças que naturalmente ocorrem no mundo dos negócios. Afinal, sua empresa já tem toda a base necessária e fundamental para os clientes, mesmo com as novidades do mercado.

Fatores de uma identidade visual online adequada

Você já tem a identidade visual do seu escritório, porém, não sabe se está adequada? Ou está pensando em desenvolvê-la, mas não entende quais são os aspectos mais importantes para que seja apropriada para seu negócio? Veja os fatores que você deve analisar nesse momento.

Entendimento profundo da marca

Esse é um ponto crucial na criação de uma identidade visual: o entendimento da sua empresa como um todo, como a missão, a visão, os valores, o posicionamento no mercado e todas as informações possíveis para sintetizá-la.

Para isso, uma boa dica é fazer um briefing para conhecer bem a identidade que você deseja criar/passar e você é a melhor pessoa para fazer as perguntas certas e obter as melhores respostas a respeito do seu escritório.

Pesquisa da concorrência

Entender profundamente sobre o seu negócio é fundamental. Entretanto, analisar o que outras empresas do mesmo setor estão fazendo também é importante para avaliar quais semelhanças têm com o que você está criando, tanto no visual quanto nas estratégias.

Busque referências na concorrência! Absorva os pontos positivos e exclua aquelas ações que possam ser parecidas demais ou que nada têm a ver com seus objetivos ou com seu escritório.

Lembre-se de que a busca é também por singularidade no mercado e algumas das melhores identidades visuais, são tidas assim justamente porque são diferentes da maioria.

Boa tipografia

A tipografia depende muito da atuação da sua empresa e do que você quer passar para o público. De maneira geral, os escritórios de advocacia prezam por uma arte mais formal, com cores mais “sisudas”, que transmitam seriedade e profissionalismo para os clientes e potenciais clientes.

Se compararmos com as empresas alimentícias, por exemplo, veremos que elas dão preferência para tons mais vibrantes (vermelho, laranja e amarelo), porque são tons que despertam o desejo de compra.

Você não precisa ficar limitado às regras, certo? Se conseguir achar uma fonte ideal, que passe a mensagem desejada, mas que saia levemente da “curva”, não perca a chance de escolhê-la. Esse pode ser o seu diferencial! Para a tipografia, valem ainda algumas dicas:

  • seja simples e objetivo;
  • use proporções e estruturas bem definidas;
  • aproveite o espaço negativo (área que não foi preenchida por nenhuma cor);
  • utilize a psicologia das cores. Cores frias (azul e verde), por exemplo, remetem à seriedade.

Manual de identidade de marca

O manual de identidade de marca ou apenas manual da marca, é um documento no qual estão estabelecidas todas as regras e especificações no uso da identidade da marca de uma empresa. Isto é: cores, medidas, entre outros detalhes que assegurem a correta criação, percepção, identificação e propagação da sua marca ao público/mercado.

O manual de identidade pode ser impresso ou eletrônico e, geralmente, é desenvolvido pelos designers que vão realizar a criação do logo. Nele, devem conter algumas informações como:

  • formatos;
  • cores;
  • padrões de fonte;
  • restrições impostas;
  • tamanhos.

Além de permitir mais segurança para a sua marca, o manual faz com que a criação da identidade visual seja mais rápida, já que, nele, haverá todos os dados necessários caso precise realizar mudanças (escala de cores, por exemplo) — e econômica — já que evita erros na impressão e na aplicação do logotipo, entre outros gastos decorrentes da falta de informação e planejamento.

Como você pode ver, uma identidade visual online de qualidade precisa passar por diversos processos. Ou seja, conhecer a fundo os valores, ideias, práticas, e, claro, o trabalho técnico, para não ficar apenas na teoria. Para isso, é preciso contar com a ajuda de profissionais que desenvolvam um estudo completo do seu negócio, aplicações e formatos ideais para sua criação.

A boa notícia é que existem agências, como a Marcasite, que dispõem de uma equipe de especialistas para cuidar da identidade visual online do seu escritório, além de outros serviços de Inbound Marketing que ajudam a fortalecer o posicionamento da sua marca no mercado. Entre em contato para saber mais!

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