Quero fazer meu site aparecer no Google. O que devo fazer?

Quero fazer meu site aparecer no Google. O que devo fazer?

Contar com um site ou blog não garante que a empresa tenha grande visibilidade na web. Para conseguir mais destaque no universo digital, é necessário aparecer no Google e alcançar as primeiras posições no buscador. Para tanto, é preciso realizar um trabalho que garanta esse melhor posicionamento.

Um bom ranqueamento nos buscadores da web faz com que o negócio ganhe mais visibilidade organicamente — ou seja: sem a necessidade de promover seu endereço eletrônico — e consiga construir maior autoridade para seus canais de comunicação online. Essas são ações fundamentais!

Afinal, quanto maior a visibilidade que o site, blog ou e-commerce alcança, mais chances de fechar novos negócios uma empresa tem. Além disso, os processos de vendas são potencializados quando um cliente considera que determinada companhia é uma autoridade em seu mercado de atuação.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Como o Google funciona?

Para conseguir aparecer no Google, é preciso entender como a plataforma funciona. Esse conhecimento ajudará a traçar as melhores estratégias para que você possa alcançar bons resultados dentro do buscador, que atua com os seguintes mecanismos de pesquisa: resultados orgânicos e pagos.

Os resultados pagos aparecem sempre no topo da página e são sinalizados como anúncios. As empresas que desejam ocupar tais espaços precisam patrocinar seus links e, por meio do Google Adwords, ocorre o faturamento de acordo com as configurações do anúncio e os objetivos. Alguns exemplos são:

  • CPC: custo por clique;
  • CPV: custo por visualização;
  • CPA: custo por ação/aquisição;
  • CPM: custo por mil impressões.

Abaixo dos resultados pagos, estão os orgânicos. Para ocupar as primeiras posições nessa modalidade, é preciso realizar um trabalho que demonstre ao algoritmo do Google que o site tem um bom nível de relevância e autoridade. A classificação desses quesitos leva em consideração a qualidade e a experiência do usuário.

Quais os fatores de ranqueamento no Google?

Existem mais de 200 fatores que impactam no ranqueamento de sites no Google. Separamos, abaixo, alguns dos principais itens dessa lista. Confira!

Conteúdo de relevância e de qualidade

Alguns dos aspectos mais importantes para um bom posicionamento no Google são a relevância e a qualidade dos conteúdos disseminados. Por essa razão, muitas marcas estão utilizando a técnica de Inbound Marketing para alcançar melhores resultados tanto no ranqueamento quanto na estratégia de vendas.

O Inbound Marketing tem como objetivo educar e nutrir leads e clientes, mesmo que eles ainda não estejam prontos para efetivar uma compra. Com consumidores cada vez mais exigentes e bem informados, ter um canal de comunicação apenas para divulgar conteúdo promocional não faz mais sentido. E o Google sabe disso!

Por esse motivo, os blogs empresariais estão ganhando evidência. É por meio deles que empresas divulgam materiais que podem ser do interesse de sua persona, gerando tráfego ao site — o que indica para o Google que, naquele endereço, existe conteúdo que merece ser ranqueado devido ao número de acessos.

Plataforma mobile friendly

Com certeza você já acessou um site pelo celular e se deparou com algo “quebrado”, fora do lugar ou, muitas vezes, bem diferente da versão acessada via computadores, por exemplo. Isso quer dizer que você está em uma página que não é mobile friendly (ou responsiva).

Sites responsivos são aqueles capazes de adaptar suas respectivas estruturas de acordo com diferentes tamanhos de tela. Com o aumento de acessos via celulares, esse se tornou um fator determinante para um bom posicionamento!

Hoje em dia, o Google desconsidera páginas que não sejam consideradas mobile friendly em seus resultados. Portanto, vale a pena checar como está seu site em diferentes dispositivos, como tablets, iPads e celulares. Caso não esteja de acordo, é necessário corrigir os erros.

Teste de compatibilidade

O Google disponibiliza um teste de compatibilidade com dispositivos móveis de forma gratuita! Basta copiar e colar sua URL que você pode ter acesso ao relatório de usabilidade para, então, ser mais assertivo no decorrer de suas alterações e adaptações. Isso aumenta consideravelmente as chances de aparecer no Google com um bom posicionamento!

Como dissemos, são muitas as questões que impactam no ranqueamento de um site. Mas nossas dicas se concentram nas principais e naquelas que, após ajustadas, podem apresentar resultados em um curto espaço de tempo.

Tempo de permanência do usuário no site

Vale lembrar que, além de um conteúdo de qualidade e uma plataforma responsiva, alguns dados captados pelo Google Analytics são úteis! O tempo de permanência do usuário no site ou em uma página específica é um dos exemplos.

Um alto tempo de permanência é considerado um dos principais fatores de ranqueamento, pois mostra para o buscador que o conteúdo do site é de boa qualidade. Isso porque diferentes usuários estão disponibilizando seu tempo para consumi-lo.

Presença de links internos e externos

Para aparecer no Google, a existência de links internos e externos também é considerada um ponto determinante. Conheça mais sobre eles:

  • links internos: o Google analisa, por meio desse fator, a experiência que o usuário terá em sua página. Se ele clica em mais links internos, ou seja, dentro de seu site, o buscador considera que ele teve uma boa experiência;
  • links externos: referem-se tanto aos links que apontam para sua página quanto aos que você aponta para outros sites.

Um bom posicionamento nas pesquisas do Google pode ser a chave para atrair mais leitores a seu site e, consequentemente, possíveis clientes interessados no negócio que você tem a oferecer. Além de fornecer informações valiosas para o público, você fortalece sua marca!

Bônus: fique de olho no SEO!

SEO nada mais é do que Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português). O processo consiste em um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas web. É por meio desse trabalho que se consegue melhorar o tráfico orgânico de seu endereço online.

Essa estratégia de marketing digital garante que o site corporativo ganhe destaque, visibilidade e, dessa forma, consiga atrair mais pessoas. Tal movimento pode garantir o aumento das vendas e, consequentemente, um maior faturamento para seu negócio. Veja algumas técnicas:

  • tamanho do conteúdo — os conteúdos que figuram nas primeiras posições costumam ter 2.500 palavras, em média, pois o Google procura os materiais mais completos e que esclareçam as dúvidas dos leitores. Ou seja: invista em textos um pouco maiores, para oferecer mais informações.
  • URLs amigáveis — o buscador identifica palavras-chave no endereço de sua página. Além disso, quanto mais amigáveis (com menos elementos) eles forem, mais fácil fica para os leitores clicarem e serem direcionados a seu site. Nesse caso, pense em palavras-chave mais simples e objetivas.

Agora que você já conhece algumas técnicas para aparecer no Google em uma posição interessante para seu negócio, busque analisar qual a situação atual do site e faça as alterações necessárias.

E não se assuste com estratégias mais complexas, como o Inbound Marketing, pois temos conteúdos que podem ajudar você nessa tarefa. Saiba como criar um blog que ajude a captar mais clientes!

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