Captar clientes na Internet é um desafio para todas as empresas. Destacar-se da concorrência exige um investimento na criação de conteúdo de qualidade e uma boa divulgação desse material. Diante desse contexto, criar um blog é uma forma eficaz de atrair visitantes para o seu site.
Além de um ótimo custo-benefício, essa estratégia apresenta um bom potencial de conversão. Para garantir que esse investimento traga resultados, é importante estar atento a alguns detalhes. Neste artigo, vamos dar 5 dicas para criar um blog que ajude a captar clientes. Acompanhe!
O primeiro passo é garantir a infraestrutura desse canal. Lembre-se que a ideia é atrair acessos para o site, então, é importante que ele apresente um bom desempenho. Fique atento à velocidade de carregamento das páginas, além de verificar se a hospedagem do site está preparada para um possível aumento de demanda. Lentidão e dificuldade de navegação podem afastar o visitante, fazendo com que o investimento no blog não tenha o retorno esperado.
A persona é uma representação do seu cliente ideal. Ela é criada a partir de alguns dados, como o tipo de comportamento dessa pessoa, suas principais atividades, necessidades, entre outras informações importantes. Criar uma persona é importante para que a sua estratégia de conteúdo tenha um potencial maior de conversão.
Após definir sua persona, é hora de criar um conteúdo que vá ao encontro das suas necessidades. Para garantir a regularidade de postagens, realize um planejamento com os assuntos que serão abordados durante um determinado período. Além de artigos, você pode investir na criatividade e utilizar outros formatos de conteúdo, como imagens, infográficos, vídeos, entre outros.
SEO é a sigla do termo Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de ações que são realizadas em um site com o objetivo de destacá-lo nas buscas do Google. A boa notícia é que o blog pode contribuir muito para o sucesso dessa estratégia. As técnicas mais utilizadas em blogs são:
Captar o e-mail dos visitantes do seu site é o primeiro passo para criar um relacionamento com o lead e, consequentemente, conquistar o cliente. O blog é o canal ideal para essa tarefa. Além de investir em um conteúdo relevante e de qualidade, é interessante usar um CTA (Call to Action).
Trata-se de uma estratégia que consiste em estimular uma ação do visitante do site por meio de um ponto de destaque, que pode ser um botão, uma frase ou outro elemento. Por exemplo, você pode disponibilizar um e-book no blog e solicitar o e-mail da pessoa para que ela baixe o material. Outro tipo de CTA muito utilizado é a assinatura da Newsletter.
Como vimos, criar um blog pode ajudar você na captação de clientes. Investir em conteúdo é uma das maneiras comprovadas de se conquistar atenção e credibilidade na Internet. Escolher o canal certo de divulgação e realizar um bom planejamento são fatores fundamentais para garantir o sucesso da sua estratégia.
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