A internet transformou o mercado. As antigas barreiras físicas já não existem mais. Atualmente, uma empresa tem a possibilidade de oferecer suas soluções para qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, o dia inteiro.
O alcance das estratégias se tornou extremamente maior e o custo das ações é reduzido, comparado às técnicas offline. Porém, todas essas vantagens são acompanhadas de alta concorrência. Por isso, para ter sucesso é preciso investir e divulgar o site, atraindo novos consumidores para a marca.
Se você deseja conhecer maneiras eficientes de divulgar os domínios da sua empresa e, assim, melhorar os números de alcance, nosso post vai lhe ajudar bastante. Confira abaixo!
Imagine que o seu site é uma loja física. Nesse ambiente, será possível conquistar bons números de vendas se ela é visitada por poucas pessoas? Dificilmente!
Dessa forma, cada visitante do site representa uma oportunidade, um possível cliente. Se ele está nesse ambiente, algo chamou sua atenção e ele deve ser trabalhado para que interaja mais com a empresa, fornecendo seus dados de contato e possibilitando o trabalho de conversão.
Então, divulgar o site significa manter a saúde do negócio, buscando novos consumidores. Mas esse não é o único benefício conquistado. A seguir veremos mais alguns deles.
Criar uma boa campanha de divulgação do site vai muito além de conquistar um tráfego maior. Vejamos outros benefícios:
Agora que você já viu alguns dos benefícios que podem ser conquistados na divulgação do seu site, deve estar querendo saber como criar uma campanha eficiente, não é mesmo? Então vamos te ajudar nisso. Acompanhe a lista de dicas.
A internet apresenta diversas opções para quem busca uma solução. Os sites de busca são as ferramentas preferidas para encontrar um produto ou serviço. Você mesmo! Quantas vezes já utilizou o Google para encontrar algo? Acredito que bastante!
Para as empresas, divulgar o site nas primeiras páginas das buscas é uma tarefa importante, que pode apresentar ótimos resultados.
A página de resposta de uma pesquisa no Google apresenta, entre as primeiras opções, os anúncios pagos. Logo após estão os resultados da busca orgânica, a não paga. Assim, para estar nas primeiras posições é preciso otimizar o site, o que chamamos de SEO — Search Engine Optimization.
SEO são técnicas de otimização que darão ao site, maior possibilidade de serem encontrados pelos mecanismos de busca. Utilizar palavras-chave, inserir links internos e externos, disponibilizar conteúdo relevante, entre outras técnicas, fazem parte do SEO.
As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgação da sua marca. Com um alcance enorme e o baixo investimento necessário, as marcas já enxergaram o potencial e estão cada vez mais presentes.
Mas preste atenção a um ponto: para conquistar maior visibilidade no mundo online, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer. Muitas empresas estão disputando o mesmo espaço. Lembre-se que a internet é um ambiente democrático. Pequenas, médias ou grandes empresas terão oportunidades. Por isso, mais do que só estar nas redes sociais é preciso interagir com o público.
Dessa forma, acompanhe seu público-alvo, participe das discussões, publique conteúdos com a frequência adequada de cada plataforma. Os consumidores utilizam muito as redes sociais para buscar informações sobre as marcas, antes de tomar uma decisão de compra. Então, veja como está a reputação da sua companhia e dê atenção a cada interação feita.
O SEO, trabalho que descrevemos no primeiro tópico, apresenta ótimos resultados. Entretanto, é preciso salientar que seus efeitos são vistos em médio a longo prazo. Para resultados a curto prazo ou a busca de um alcance específico, é interessante investir em anúncios pagos.
Como dissemos, na página de resposta de uma pesquisa no Google as primeiras ofertas são anúncios patrocinados. Para estar ali você deve acessar o Google Adwords. É uma plataforma que funciona como um leilão de palavras-chave. Cada termo tem seu valor, tráfego e competitividade.
Além disso, anunciando no Adwords você pode ter seus anúncios aparecendo em diferentes sites, conquistando um alcance muito grande e atraindo novos consumidores.
Outra grande vantagem dos anúncios é na segmentação do público. Se você tem um negócio local, como um restaurante, por exemplo, não é tão interessante criar um anúncio para todo o país.
Seria melhor focar naquelas pessoas que se encontram na mesma região e que podem usufruir daquele serviço. Com os anúncios isso é possível. Você consegue segmentar por localidade e até mesmo características, como sexo, idade e preferências.
O marketing de conteúdo é uma das técnicas mais interessantes para divulgar o site. Com o acesso às informações, nós, como consumidores, buscamos dados para embasar uma decisão de compra. Não há mais espaço para vendas forçadas, vendedores insistentes e interruptivos.
No processo de desenvolvimento do site, lembre-se também de contar com um blog. Com ele você pode criar um canal de divulgação de conhecimento, podendo publicar diversos materiais que ajudarão os potenciais clientes a entender um problema e buscar a melhor solução.
Fazendo isso, a sua empresa ganha um aumento considerável no tráfego e conquista autoridade no assunto.
O e-mail marketing é uma das técnicas mais antigas de divulgação, porém ainda é uma das mais eficazes. Com uma boa lista de contatos, é possível mantê-los conectados, apresentando as novidades da marca, enviando ofertas exclusivas e conteúdos relevantes.
Para ter um melhor aproveitamento dessa estratégia, segmente sua lista de e-mails, de acordo com o estágio em que os contatos estão na jornada de compra.
A jornada é o caminho que uma pessoa percorre até se tornar um cliente, reconhecendo um problema, buscando maneiras de solucioná-lo, avaliando ofertas e tomando a decisão de compra.
O trabalho de uma empresa com um cliente não termina após o fechamento de um pedido. Em busca de opções para resolver problemas nós levamos em consideração a indicação de outros consumidores. Nesse sentido, desenvolver promotores da marca pode ajudar bastante.
Promotores são aqueles consumidores que tiveram uma ótima experiência de compra e que passarão essa informação para a frente, recomendando e até defendendo a marca.
Para conquistar os promotores você deve investir em cada interação com a empresa, indo além das expectativas.
Como vimos em nosso artigo, criar e divulgar o site da sua empresa é uma etapa importante para aumentar a visibilidade no mundo online. As oportunidades são imensas e é preciso buscar novos consumidores.
O investimento em um bom site é baixo e os resultados podem ser extraordinários. Para alcançar o sucesso, utilize as técnicas de SEO, esteja presente nas redes sociais, invista em anúncios, crie marketing de conteúdo, use o e-mail marketing e desenvolva promotores da marca.
Seguindo essas dicas, o tráfego do seu domínio aumentará bastante e a possibilidade de conversão em novos clientes também, garantindo o sucesso do seu negócio.
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