Social Selling: Como vender utilizando as redes sociais?

Social Selling: Como vender utilizando as redes sociais?

Identificar onde estão os potenciais clientes é um desafio para todas as empresas, mas não há dúvidas que é possível encontrá-los nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da comScore, os brasileiros passam cerca de 650 horas por mês conectados nesse universo de likes.

Diante desse contexto, investir no relacionamento nas redes sociais é uma forma de despertar o interesse do seu público-alvo, aumentando a captação de leads e o número de vendas. Neste artigo, vamos explicar o que é Social Selling e como ele pode ajudar nesse objetivo. Acompanhe!

O que é Social Selling?

Trata-se de uma estratégia de venda que tem como objetivo obter leads por meio das redes sociais. A fim de chegar até esse resultado, é necessário criar um relacionamento com o consumidor, conquistando seu interesse e confiança na empresa.

É importante lembrar que as redes sociais são ambientes de interação e entretenimento (com exceção do Linkedin, que é mais direcionado para o público B2B). Ou seja, para que sua empresa se aproxime do consumidor, é necessário ter uma atuação ativa nas redes sociais, compartilhando conteúdo relevante, respondendo comentários e estimulando conversas.

Além de aumentar o número de leads, o Social Selling ajuda a fortalecer a imagem da sua marca. Mostrar presença nas redes sociais traz segurança ao consumidor e credibilidade ao seu negócio.

Como implantar o Social Selling?

O primeiro passo é movimentar os perfis da empresa. Além do planejamento de conteúdo e interação com os seguidores, também é interessante investir em anúncios — que podem atrair mais audiência. A partir do momento que começa a interação com a empresa, seja por meio de likes, comentários ou compartilhamentos, é hora de estar atento às pessoas que estão interagindo.

A fim de monitorar essas informações, é possível usar ferramentas como TweetDeck e Iconosquare, entre outras plataformas disponíveis no mercado. Com esses dados em mãos, é hora de qualificar os leads. Analisar os perfis e informações — como local de trabalho, cargo, principais interesses e outros dados — é uma forma de separar aqueles que são potenciais clientes e os contatos que não necessitam de uma abordagem.

Em seguida, vem uma parte muito importante dessa estratégia: a abordagem dos vendedores. No primeiro contato, o ideal é que não se fale em venda. O importante é mostrar empatia e se colocar à disposição do consumidor. É recomendado usar frases do tipo: “Olá, Xxxxx! Tudo bem? Vimos que você tem acompanhado com frequência o conteúdo das nossas redes sociais. Podemos te ajudar?”.

Como mensurar os resultados?

Após a captação e abordagem dos leads, é hora de analisar se os resultados estão de acordo com as metas estipuladas pela empresa. Monitore o número de visualizações dos posts, curtidas, comentários, compartilhamento e o número de contatos gerados.

O trabalho nas redes sociais exige atualização constante. Por isso, é importante estar atento aos assuntos que podem ser de interesse do seu consumidor. Além disso, as próprias redes sociais sempre passam por mudanças nas funcionalidades, que exigem que a empresa adapte suas estratégias.

Estar onde o consumidor está é fundamental para que as organizações possam ter bons resultados. Investir nas redes sociais é uma forma de melhorar o relacionamento com seu público-alvo e aumentar as vendas.

Neste artigo, explicamos o que é Social Selling e como aplicá-lo na sua empresa. Gostou do conteúdo? Siga-nos no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

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