Você precisa profissionalizar os meios digitais da sua empresa? Sente que é preciso reter e encontrar novos clientes por meio da Internet? Nos dias atuais, mesmo com o sucesso das redes sociais, uma das formas mais eficientes de chegar aos consumidores continua sendo pelo e-mail. No entanto, como você sabe, não é fácil chamar a atenção das pessoas por meio dessa ferramenta e, por isso, a conversão de vendas com e-mail é um grande desafio.
Para você ter sucesso em sua estratégia, é necessário estar em total sintonia com o público que pretende atingir. Com uma oferta atraente, as chances de os clientes lerem seu e-mail e clicarem em um link para uma página de vendas, aumentam substancialmente. Neste post, vamos apresentar 5 dicas para você utilizar o e-mail de forma eficiente e aumentar sua taxa de conversão. Confira!
Preparar sua base de contatos é o primeiro passo para que os e-mails cheguem para uma ou várias listas de endereços — que precisam ser estruturadas e segmentadas. Isso significa que, comprar listas prontas ou enviar um e-mail sem o consentimento do cliente, são estratégias ineficazes. Tenha cuidado!
Para montar uma lista adequada, é preciso atrair clientes por meio de estratégias de marketing digital, com foco em produção de conteúdos realmente valiosos para seu público-alvo. Consequentemente, essas pessoas ficarão dispostas a preencher formulários nos quais fornecem seus endereços eletrônicos.
Em seguida, você pode e deve montar listas segmentadas, de acordo com o interesse ou o perfil dos clientes, com a ajuda de plataformas de disparos de e-mails como Mailchimp ou Benchmark (ambas oferecem planos gratuitos).
Em uma estratégia de e-mail marketing, a última coisa que a sua empresa quer, é ter sua mensagem classificada como spam. Para evitar isso, um dos primeiros passos é fazer uma boa segmentação. Outra dica é nunca utilizar palavras como “grátis” ou “promoção” no assunto, pois os provedores as classificam como indícios de spam.
Também é importante usar ferramentas de disparo (como as citadas no tópico acima) e, de preferência, privilegiar e-mails corporativos. Por fim, ainda é válido destacar o código HTML. Quando você envia apenas uma imagem (em geral, em JPG), as chances de sua mensagem chegar à caixa de entrada diminuem. O ideal, portanto, é usar 50% de imagem e 50% de texto. Coloque a arte do e-mail em um editor próprio (HTML), separando o texto da imagem.
Para melhorar a taxa de abertura, você conta basicamente com o assunto do e-mail. Para que a sua taxa seja eficiente, recomenda-se que você:
Para a maior conversão de vendas com e-mail, é preciso trabalhar com um Call to Action (CTA), ou Chamada para a Ação, eficiente, de forma que o usuário seja direcionado para preencher um formulário, baixar um e-book ou realizar uma compra. Para que a sua taxa de cliques sempre aumente, recomenda-se que você:
Se você já faz propaganda do seu produto ou serviço, está adiantado para enviar ao seu cliente um link de uma landing page para a conversão de vendas com e-mail marketing. Para tanto, atente-se a algumas práticas recomendas a seguir.
Você achou essas dicas relevantes para melhorar as estratégias digitais da sua empresa? Tem alguma experiência de conversão de vendas com e-mail para compartilhar? Deixe seu comentário no post, a sua opinião é muito importante para a gente e também pode ajudar nossos demais leitores. Vamos lá!