Toda empresa que tem um site, hoje em dia, busca um objetivo principal com ele: conseguir mais clientes. Seja qual for seu nicho de mercado, seu site certamente foi construído para melhorar seu potencial de aumentar a receita de seu negócio. E esse é exatamente o momento em que ocorre a conversão em um site: o momento em que o visitante toma a ação que você espera que ele tome.
CRO, ou Otimização de Conversão (Convertion Rate Optimization), é justamente um conjunto de técnicas e ações focadas no aumento das conversões de um site. Com esse tipo de otimização, é possível aumentar o lucro gerado sem necessariamente aumentar seu número de visitantes.
A redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é um dos principais objetivos do CRO. Por isso, fazer esse tipo de trabalho é uma das maneiras mais rápidas e eficientes de melhorar os resultados, sem que seja preciso investir mais dinheiro em geração de tráfego ou mesmo em outros tipos de ação de marketing.
Vamos supor, por exemplo, que o site de sua empresa tenha como principal objetivo a prospecção de clientes, por meio de um formulário de contato. Agora, consideremos que você tem 1.000 visitantes por mês e que, destes, 120 entrem em contato com sua empresa. Nesse caso, temos uma taxa de conversão de 12%, certo?
Com o uso boas práticas de CRO, vamos supor que seu site aumente essa taxa de conversão de 12% para 15%. Isso significaria, na prática, 30 contatos a mais por mês e mais 30 chances de sua empresa fechar um negócio. Isso tudo sem ter que investir mais em geração de tráfego, ou seja, com os mesmos 1.000 visitantes por mês.
O CRO é um trabalho contínuo que deve fazer parte do dia a dia do marketing de uma empresa. No entanto, existem alguns pontos específicos que podem ser determinantes para aumentar a probabilidade de conversão em um site.
Ter um layout agradável é, sem dúvidas, um ponto que faz muita diferença na hora de converter um visitante em cliente. Com o aumento das tecnologias e a popularização da internet, os usuários tendem a usar a aparência do site como um indicador de confiança da empresa e, se esse layout não agrada, dificilmente esse visitante se tornará um cliente.
Assim como o layout, a usabilidade de um site tem uma importância muito grande na decisão de conversão de um visitante. É preciso haver um fluxo que guie o usuário pelas informações necessárias para que ele se torne um cliente, pois ele dificilmente percorrerá esse caminho sozinho. Por isso, é necessário testar continuamente maneiras de melhorar esse fluxo, tornando a conversão mais fácil e natural para o visitante do site.
Uma das partes mais importantes do CRO é a coleta e análise dos dados de um site. Por meio desses dados é que todas as decisões estratégicas devem ser tomadas, e é com eles que se definirá se uma alteração de layout, por exemplo, foi benéfica ou não. Por isso, acompanhar continuamente todos os números e resultados é fundamental para que uma estratégia de CRO seja bem-sucedida.
E então, pronto para começar a aplicar as estratégias de CRO no site de sua empresa? Se ainda tiver ficado alguma dúvida sobre como otimizar a conversão em um site, não deixe de comentar abaixo! Ficaremos muito satisfeitos de ajudá-lo da melhor maneira possível para aumentar os resultados.