CRO: Saiba a importância dos pontos de conversão em um site

CRO: Saiba a importância dos pontos de conversão em um site

Toda empresa que tem um site, hoje em dia, busca um objetivo principal com ele: conseguir mais clientes. Seja qual for seu nicho de mercado, seu site certamente foi construído para melhorar seu potencial de aumentar a receita de seu negócio. E esse é exatamente o momento em que ocorre a conversão em um site: o momento em que o visitante toma a ação que você espera que ele tome.

CRO, ou Otimização de Conversão (Convertion Rate Optimization), é justamente um conjunto de técnicas e ações focadas no aumento das conversões de um site. Com esse tipo de otimização, é possível aumentar o lucro gerado sem necessariamente aumentar seu número de visitantes.

redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é um dos principais objetivos do CRO. Por isso, fazer esse tipo de trabalho é uma das maneiras mais rápidas e eficientes de melhorar os resultados, sem que seja preciso investir mais dinheiro em geração de tráfego ou mesmo em outros tipos de ação de marketing.

Por que o CRO é importante?

Vamos supor, por exemplo, que o site de sua empresa tenha como principal objetivo a prospecção de clientes, por meio de um formulário de contato. Agora, consideremos que você tem 1.000 visitantes por mês e que, destes, 120 entrem em contato com sua empresa. Nesse caso, temos uma taxa de conversão de 12%, certo?

Com o uso boas práticas de CRO, vamos supor que seu site aumente essa taxa de conversão de 12% para 15%. Isso significaria, na prática, 30 contatos a mais por mês e mais 30 chances de sua empresa fechar um negócio. Isso tudo sem ter que investir mais em geração de tráfego, ou seja, com os mesmos 1.000 visitantes por mês.

Quais são  os principais fatores para melhorar a conversão em um site?

O CRO é um trabalho contínuo que deve fazer parte do dia a dia do marketing de uma empresa. No entanto, existem alguns pontos específicos que podem ser determinantes para aumentar a probabilidade de conversão em um site.

Layout

Ter um layout agradável é, sem dúvidas, um ponto que faz muita diferença na hora de converter um visitante em cliente. Com o aumento das tecnologias e a popularização da internet, os usuários tendem a usar a aparência do site como um indicador de confiança da empresa e, se esse layout não agrada, dificilmente esse visitante se tornará um cliente.

Testes de usabilidade

Assim como o layout, a usabilidade de um site tem uma importância muito grande na decisão de conversão de um visitante. É preciso haver um fluxo que guie o usuário pelas informações necessárias para que ele se torne um cliente, pois ele dificilmente percorrerá esse caminho sozinho. Por isso, é necessário testar continuamente maneiras de melhorar esse fluxo, tornando a conversão mais fácil e natural para o visitante do site.

Coleta e análise de dados

Uma das partes mais importantes do CRO é a coleta e análise dos dados de um site. Por meio desses dados é que todas as decisões estratégicas devem ser tomadas, e é com eles que se definirá se uma alteração de layout, por exemplo, foi benéfica ou não. Por isso, acompanhar continuamente todos os números e resultados é fundamental para que uma estratégia de CRO seja bem-sucedida.

E então, pronto para começar a aplicar as estratégias de CRO no site de sua empresa? Se ainda tiver ficado alguma dúvida sobre como otimizar a conversão em um site, não deixe de comentar abaixo! Ficaremos muito satisfeitos de ajudá-lo da melhor maneira possível para aumentar os resultados.

Compartilhar