Responda rápido: quais métricas sua empresa utiliza para avaliar os investimentos em marketing? Pois saiba que uma das mais importantes é o Custo por Aquisição de Cliente. Mas você entende, de fato, o que é CAC? Embora não seja possível determinar um valor padrão para ele, é fundamental calculá-lo para a análise da saúde do seu negócio.
De maneira bem resumida, podemos dizer que, se o seu consumidor gasta com a sua empresa mais do que você investe para conquistá-lo, o seu CAC está bom. Caso contrário, está na hora de otimizar os seus investimentos.
Quer saber mais? Acompanhe o post de hoje e aprenda o que é CAC e como reduzi-lo.
A sigla CAC quer dizer Custo por Aquisição de Cliente, que é o valor necessário de investimento para conquistar um novo cliente. Como a sua definição envolve as atividades dos departamentos de Marketing e de Vendas ao longo do funil de vendas, é preciso contar com uma gama variada de dados para calculá-lo.
Basta dividir a a soma dos investimentos realizados para a obtenção de um novo cliente pelo número de novos clientes conquistados em um período específico. Confira abaixo:
CAC = Investimentos em Marketing + Investimentos em Vendas/Número de novos clientes em um período específico
No total de investimentos, lembre-se de incluir somente os gastos relacionados à conquista de novos clientes pelas áreas de Marketing (pagamento de salários, aquisição de ferramentas, compra de mídia paga, realização de eventos, entre outros) e de Vendas (pagamento de salários e comissões, aquisição de ferramentas, custo de viagens, entre outros). Não leve em conta os custos de desenvolvimento de produtos e do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
A mesma lógica é válida no momento de calcular o número de novos clientes. Por exemplo, se um Instagrammer cita o seu item/serviço espontaneamente e gera um novo cliente, essa pessoa não deve ser considerada no cálculo, já que não houve esforço da sua empresa para conquistá-la.
Em relação ao período, fique à vontade para escolher o que for mais interessante para o seu negócio. E, claro, não se esqueça de prestar atenção a possíveis variações ao longo do tempo.
Você está falando com as pessoas que têm interesse em ouvi-lo? Isso aumenta muito as chances de venda. Então, aproveite que a internet facilita a segmentação do público e descubra quais são as suas reais necessidades e como atendê-las com eficiência.
A produção de materiais que informem ou entretenham o seu potencial cliente pode ser entendida como Marketing de Conteúdo, que é um dos pilares do Inbound Marketing. A ideia é que, com o passar do tempo, ele respeite a sua marca e a tenha como referência do mercado.
Uma dica é investir em conteúdos audiovisuais, porque o seu consumo é mais fácil na correria do dia a dia. Além disso, eles geram empatia e aumentam o engajamento. De acordo com uma pesquisa da norte-americana Cisco, a previsão é que 86% do tráfego na web seja de vídeos até 2020.
Um CRM (em inglês, Customer Relationship Management) ajuda muito a melhorar o relacionamento com os seus clientes. Isso porque esse software gerencia a relação a partir da automatização dos processos, o que contribui para a satisfação e a fidelização do seu público.
Gostou deste post sobre o que é CAC e como reduzi-lo? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais!