Quem é dono de uma empresa sabe a importância que uma marca tem para o seu negócio. Sua criação muitas vezes dá trabalho, pois ela deve refletir a identidade da companhia, onde quer que esteja (sites na internet, eventos, publicidade etc).
O poder desse símbolo está na capacidade de estar na mente dos consumidores. Por isso, não pode ser deixada de lado.
Por muitas vezes, consumidores se conectam tanto com uma marca, que associam o próprio produto à ela.
Por exemplo, quando falamos em lâmina de barbear, um dos nomes que imediatamente vem à cabeça é Gillette. Se falarmos em um curativo adesivo, qual é o nome que vem à cabeça? Band-Aid, é claro.
Entender a capacidade e a importância de ter uma marca forte é fundamental para uma empresa. Mas, para criá-la, é preciso estar atento ao mercado.
Por isso, listamos a seguir 4 perguntas que você precisa responder, para saber o que é necessário ao criar uma boa marca para a sua empresa. Boa leitura!
Para criar uma marca, existem algumas etapas que devem ser levadas em consideração. A construção de um bom briefing é fundamental, pois a partir dele os profissionais de planejamento e design podem obter informações para o desenvolvimento.
É essencial realizar uma pesquisa bem elaborada, que ofereça um direcionamento para esses profissionais. Pontos como público-alvo, cores, referências, conceitos, missão, visão e valores da empresa são itens indispensáveis.
Branding nada mais é que a gestão da marca. Uma forma de fortalecer e construir aquilo que remete ao empreendimento como um todo, assim como as sensações associadas a ele.
Trata-se de um conjunto de estratégias e ações que têm como objetivo principal tornar o seu produto ou serviço mais conhecido e presente na mente dos consumidores, de forma positiva.
É essencial pensar que o sucesso e valorização de uma marca está diretamente ligado ao público. E falamos tanto do externo quanto do interno.
Saber como sua marca é percebida dentro da empresa, como seus colaboradores a associam aos valores da empresa é o principio para ter engajamento e uma equipe mais forte.
Mas, claro, o público externo também precisa perceber claramente esses valores. Para isso, sua marca precisa estar presente na vida das pessoas, atender às expectativas delas e se destacar perante a concorrência.
O posicionamento de uma marca nada mais é que a percepção desejada na mente dos consumidores. Ou seja, como o seu produto é percebido.
Isso envolve vários fatores percebidos pelo cliente quando pensa na sua marca. Essas associações podem ser positivas ou negativas. O consumidor pode considerar uma imagem como amigável, agressiva, confiável, intimidadora, memorável etc.
O que define isso é a comunicação da empresa. Criar uma boa imagem ajudar a definir melhor o posicionamento que ela terá no mercado e, consequentemente, o impacto aos olhos do cliente.
Então, na hora de definir como seu negócio se posicionará no mercado, é muito importante levar em conta os seguintes fatores:
O mundo digital é um dos primeiros lugares onde sua marca deve estar presente. Os consumidores estão conectados e buscam soluções constantemente em diversos canais de comunicação na web. Ter presença online e saber como divulgar o seu site, redes sociais e outros canais, é fundamental nesse contexto.
Com essas observações, você poderá criar uma boa marca, fortalecer a relação de sua empresa com o público-alvo, além de criar valor para todos envolvidos no negócio.
Gostou das dicas? Então deixe um comentário no post e conte como você trabalha a imagem da sua empresa!