Imagine-se como um usuário de internet. Qual é a primeira coisa que você faz quando quer saber mais sobre um produto, serviço ou empresa? Aposto que a sua resposta foi automática: procurar mais informações na rede. Por isso, ter um site perfeito faz toda a diferença.
E não precisa de muita análise para saber disso. O universo digital mudou a vida das pessoas, principalmente na forma como consomem todo tipo de produto.
Para se ter uma ideia da dimensão dessa tendência, de acordo com estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), “praticamente todos os usuários que têm acesso à internet (equivalente à metade da população nacional, 106 milhões de pessoas), utilizam a rede em algum momento no processo de compra”. Especialmente na fase de pré-compra, que consiste em descobrir e pesquisar sobre novas marcas, produtos e serviços.
Isso quer dizer que, se sua empresa não está na internet, dificilmente vai conseguir sobreviver e enfrentar a concorrência. Uma das mais importantes formas – se não a mais importante – de se ter uma presença online é com um site.
Mas, de nada adiantará ter esse site, se essa página for desenvolvida sem observar parâmetros importantes que aumentam a sua qualidade e, consequentemente, tendem a alcançar resultados mais efetivos.
A seguir, vamos mostrar 5 segredos que um site deve ter para ser perfeito. Confira!
Logo acima, citamos o estudo que mostra que milhares de pessoas recorrem à internet para fazer pesquisas antes de efetuar uma compra. No entanto, essas pesquisas são realizadas onde?
É evidente que, nesses casos, os mecanismos de busca online — como Google e Bing, por exemplo — são os mais utilizados para essa tarefa. Mas vale considerar que, a cada dia, também cresce o volume de pessoas que usam as redes sociais com esse mesmo fim.
É daí que vem a necessidade de estar bem colocado nos resultados das buscas dessas ferramentas, fazendo assim com que o seu negócio seja encontrado mais rapidamente pelos usuários.
A melhor forma de fazer um site perfeito, otimizando-o para os buscadores, é utilizando as técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que significa, literalmente, otimização para motores de busca.
Resumindo, SEO é um conjunto de estratégias que tem como objetivo aumentar a relevância de seu site diante dos buscadores e, assim, aumentar o seu posicionamento nas páginas de busca. Veja algumas dicas de como fazer isso:
De forma resumida, palavras-chave são os termos que os usuários pesquisam nos buscadores. Considerar esses termos na hora de construir o seu site, direcionando o seu conteúdo e também a programação para esses termos, é considerado uma boa prática de SEO.
Para definir as palavras-chave que você deve usar em seu site, utilize ferramentas que digam quais termos os usuários mais buscam na internet. Ferramentas como o Google Trends, por exemplo, são fundamentais para te ajudar a definir quais delas devem ser trabalhadas.
O conteúdo é um dos principais parâmetros utilizados pelo Google para identificar um site perfeito para o usuário, de acordo com a palavra-chave que foi usada na busca.
Por isso, o conteúdo produzido precisa ser útil, fazendo com que o cliente fique o tempo necessário para a leitura daquele conteúdo em seu site e, se possível, navegue também em outras páginas.
Quanto mais tempo os usuários ficam em seu site e quanto mais páginas eles visitam durante esse período, mais relevante sua página será para os buscadores. E, como dissemos, quanto maior a relevância, mais bem posicionado você estará para ser encontrado por seus potenciais clientes.
Enquanto a produção de conteúdo relevante é um importante fator para os buscadores, caso eles identifiquem — e seus robôs analisam tudo — que esse conteúdo foi copiado de outro site, sem que fosse dado a ele o crédito por isso, o seu imediatamente será penalizado.
Portanto, cuide para que todo o conteúdo produzido em seu site seja autoral ou, no mínimo, que referencie os verdadeiros autores. Assim, além de manter a qualidade para o usuário final, você também vai manter a sua pontuação e posicionamento nos buscadores.
Outra forma de os buscadores entenderem a relevância do conteúdo de seu site, é quando ele é citado em outras páginas. Funciona, literalmente, como uma recomendação. Se o site de outra pessoa tem um link para o seu, isso quer dizer que ela confia em seu conteúdo e, para os buscadores, isso é um indicador de qualidade.
Uma forma eficiente de conseguir esses links externos é por meio de Guest Posts, que são basicamente postagens — realizadas por você — dentro do site de um parceiro, ou mesmo de um site de notícias que seja relevante para os buscadores.
Fazer esse tipo de post com alguma frequência, encontrando diferentes parceiros para isso, é uma prática simples e que pode fazer com que seu site suba no ranqueamento dos buscadores em uma velocidade consideravelmente mais rápida.
De tempos em tempos, os padrões considerados mais corretos e funcionais para o layout de um site perfeito são modificados, de uma maneira em que os vemos ficando cada vez mais intuitivos, acessíveis, atrativos e alinhados com os objetivos das empresas e necessidades dos usuários.
E o layout do seu site, como está? Quando foi a sua última atualização? Já olhou o layout de seus concorrentes para entender se há a necessidade de uma repaginação?
Abaixo, citamos algumas dicas de como melhorar o seu site, para que ele fique bonito e, principalmente, atenda às necessidades de seus usuários. Confira a seguir:
Esse é um fator importante para todos os pontos, mas aqui, principalmente, se torna crítico. Conhecer o seu público na hora de montar o layout do seu site permitirá que você direcione todos os seus esforços corretamente para esse público.
Por exemplo, se seus clientes são de uma faixa etária mais avançada, pode ser interessante deixar o tamanho das fontes um pouco maior. Seguindo esse mesmo caso, a linguagem também é um fator a se considerar para um público mais velho, e isso vale também para as fotos e imagens escolhidas e, evidentemente, a sua disposição no layout.
Levar em conta o público que quer atingir na hora de fazer o layout é uma prática essencial para que se construa um site perfeito e que atenda às necessidades de seus clientes.
Em geral, tendemos a acreditar que um design mais rebuscado e cheio de recursos tende a trazer mais resultados, sendo invariavelmente a melhor opção. A realidade, no entanto, nos diz exatamente o contrário. Todo esse floreio pode desviar a atenção do cliente de seu verdadeiro foco: a compra.
Por isso, simplifique. Mantenha os elementos do seu site o mais simples e objetivos possível, deixando claro para o usuário a função de cada elemento na página e, principalmente, quais os passos que ele deve seguir para fechar um negócio ou entrar em contato com a empresa rapidamente. No final das contas, não podemos esquecer que a usabilidade é tão importante quanto a beleza.
Dentro do layout de um site, as cores podem ajudar a transmitir uma mensagem que você quer passar para a sua empresa, a passar uma mensagem completamente contrária ou, até mesmo, a fazer com que ele seja desconfortável e o usuário saia rapidamente.
Por isso, pesquise profundamente a harmonia das cores, que tipo de sensação cada uma delas traz e use-as de forma que fiquem leves e combinem não apenas com o seu logotipo, mas com toda a gama de sensações que a sua marca quer passar.
Use e abuse de cores neutras, como o branco para os fundos, o cinza para as fontes, e deixe as cores mais gritantes para os detalhes. Busque também facilitar a leitura de seus conteúdos, usando cores confortáveis para leitura e que não cansem o usuário depois de determinado período.
Outro fator que pode trazer conforto ou desconforto para a navegação são as fontes. Procure padronizar no primeiro momento seus tamanhos para título, subtítulo e conteúdo. Assim, você garantirá que seu usuário entenderá a hierarquia das informações, e poderá consumir o conteúdo oferecido sem confusão.
Outro fator importante é escolher uma fonte que seja de leitura confortável e que tenha a ver com o layout de seu site. Dê preferência para fontes menos detalhadas (Arial, Calibri, Tahoma) para o texto corrido, e use fontes diferenciadas apenas para títulos e subtítulos, que são conteúdos mais curtos.
De acordo com o IBGE, os dispositivos móveis já são os meios de acesso à internet mais utilizados no Brasil, com mais de 92% dos acessos. Isso quer dizer, de forma objetiva, que grande parte dos usuários que visitarão o seu site, o farão por meio de um smartphone, tablet ou dispositivo semelhante.
Considerando isso, não podemos mais considerar que a otimização de sites para celulares e tablets seja uma preocupação secundária no desenvolvimento da página. Além de dificultar a visualização para o usuário — o que naturalmente vai reduzir os resultados alcançados pelo seu site — não ter um site responsivo vai fazer com que fique cada vez mais difícil sua empresa ser encontrada por potenciais clientes.
Um dos fatores que mais tem gerado pontuações negativas para os sites junto aos buscadores é a falta de adaptação para a navegação por meio de dispositivos móveis. Atualmente, tanto o Google quanto o Bing punem sites que não têm esse tipo de adaptação, fazendo seu posicionamento cair drasticamente e, por consequência, reduzindo o seu volume de usuários.
Com todos esses fatores, não é menos que fundamental que o seu site seja planejado não apenas para computadores, mas também para celulares, smartphones e tablets. Assim, você poderá atender às necessidades de seus clientes em todas essas plataformas, criando um site perfeito, e ainda garantirá uma pontuação extra para o seu posicionamento nos buscadores.
Como vimos acima, manter o site atualizado é um fator muito importante para que ele seja considerado como relevante pelos buscadores. Agora, já pensou se toda vez que tiver que atualizar uma imagem, colocar um novo conteúdo, ou alterar um texto em seu site, você precisasse contratar e pagar um profissional?
Por isso, antes de contratar uma agência para fazer o seu site perfeito, é importante perguntar sobre todas as funcionalidades e a usabilidade do sistema ou plataforma que será utilizado, evitando que você fique dependente de especialistas apenas para pequenas atualizações.
Esse sistema, além de ser fácil de atualizar, precisa aceitar novos recursos e mecanismos. Assim, você poderá manter seu site atualizado quanto às novas tecnologias e funcionalidades que surgirem e forem interessantes para o seu negócio.
Afinal, não podemos esquecer que a internet está em constante mudança, sempre com inovações para melhorar aspectos e funcionalidades dos sites. E é inviável para qualquer empresa ter que refazer o site a cada novidade lançada no mercado, por conta de uma plataforma inflexível, que não aceita mudanças.
É inegável que, hoje em dia, as redes sociais fazem parte da vida e cotidiano de grande parte das pessoas, sendo muitas vezes o principal ponto de contato entre amigos e, porque não, entre empresas e clientes.
Pensando nessa realidade, ter em seu site uma boa integração com as redes sociais, permitindo que seus usuários compartilhem o seu conteúdo, que curtam e sigam a sua página, entre outras atividades, é uma forma simples e certeira de aumentar o alcance de tudo que você produz.
Mais do que isso, quando um usuário decide curtir a sua página, você poderá informar a ele a cada conteúdo novo que gerar em seu site, criando um verdadeiro relacionamento com esse potencial cliente que, por conta dessa relação, pode se tornar fiel à sua marca, além de indicá-la para amigos e conhecidos.
Enfim, são muitos os fatores para se ter um site perfeito e é importante considerar cada um deles antes mesmo de começar a construir a sua página. Assim, o site de sua empresa será mais harmônico, coeso e, principalmente, relevante para o seu cliente e para os buscadores, sem que isso pareça puramente mecânico.
Terminou a leitura e ficou na dúvida se seu site atende a todos os requisitos para alcançar os melhores resultados na internet? Não tem problema! Entre em contato conosco! Nós certamente podemos ajudá-lo a entender isso e, se necessário, fazer o que for preciso para que você fique à frente de seus concorrentes!