Por que é importante ter um site profissional para sua clínica?

Por que é importante ter um site profissional para sua clínica?

Ter um site tornou-se uma necessidade básica para empresas e profissionais que desejam obter sucesso no mercado. Isso vale também para as clínicas na área da saúde, configurando-se como um importante canal de comunicação entre o médico e o paciente.

Além disso, a internet é hoje a principal fonte de pesquisa no processo de consumo de bens e serviços de qualquer natureza, incluindo aqueles relacionados à saúde e ao bem-estar.

Uma prova disso é o estudo intitulado “Varejo no Brasil: a influência do digital sobre o consumo”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). De acordo com o relatório, praticamente todos os internautas — o que no país corresponde a mais de 106 milhões de pessoas — utilizam a rede em determinado momento do processo de compra.

Portanto, se você não tem um site para a sua clínica, pode estar perdendo potenciais clientes.

Mas isso não é tudo: Ter um site profissional para a clínica proporciona outras vantagens para você e o seu paciente. A seguir listamos as 5 principais. Confira!

1. Facilidade do atendimento

Sabemos que o atendimento é um dos pilares mais importantes para a atração e a fidelização de clientes, sendo o site mais uma forma de facilitar a comunicação com o paciente. Você pode fornecer formulários de contato ou mesmo dispor de uma ferramenta de chat online. Dessa forma, ele pode tirar suas dúvidas diretamente pelo site.

Uma página com as respostas para as perguntas mais frequentes também é uma boa solução para quem quer tornar o processo de atendimento mais efetivo e descongestionar outras formas de contato, deixando-as para dúvidas mais específicas. Adicionalmente, o site pode oferecer recursos para agendamento online de consultas, um diferencial no atendimento.

Além disso, ter uma página na web permite que você esteja disponível para o seu cliente 24 horas, 7 dias por semana, já que um site não tem hora para abrir ou fechar. Assim, ele funcionará como uma “vitrine online”, sempre mostrando seus serviços e especialidades, para quem está buscando informações sobre a sua clínica ou assunto relacionado ao seu mercado de atuação.

2. Visibilidade da marca

Falamos no início do post sobre como a internet tem mudado os hábitos do consumidor. Antes de optar por qualquer produto ou serviço, as pesquisas na rede viraram quase um procedimento de praxe.

Desse modo, um site tornou-se imprescindível para quem quer dar mais visibilidade ao negócio. Porém, vale destacar que não adianta ter apenas uma página na rede.

Quem deseja que o site apareça para os usuários no momento de uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google — a ferramenta mais utilizada para esse fim —, é preciso dispor de outras estratégias para que sua página esteja entre os melhores resultados.

Estamos falando do Search Engine Optimization (SEO) que, basicamente, consiste em técnicas destinadas a otimizar o site em busca das primeiras colocações nos resultados orgânicos (naturais, não pagos) do Google. Apesar desse não ser o foco do nosso assunto no momento, é uma informação importante quando falamos de visibilidade na internet.

3. Construção de autoridade

Você mesmo já deve ter passado pela situação de procurar sobre alguma empresa na internet e achar poucas ou nenhuma informação sobre ela. Quando isso acontece, é comum que você desista de contratar ou fechar negócio com tal organização, por atrelar diretamente a falta de informações à sua credibilidade.

E ainda pior: procurar outra empresa que ofereça serviços e produtos semelhantes e que tenha uma página na web, fazendo com que você se sinta mais confiante e atraído a fechar negócio.

Isso é natural! Se antes o mercado tinha como ferramentas para esse mesmo objetivo o “boca a boca”, a mala direta ou anúncios de página amarela, a presença na web tornou-se um fator determinante para que uma pessoa enxergue uma empresa como um negócio estável.

Um site profissional permite que seus pacientes encontrem informações sobre você e sua clínica, saibam mais sobre seus serviços, leiam artigos que você escreveu, entre outros fatores essenciais que constroem autoridade no mercado.

4. Divulgação com baixo custo e eficiente

Ter um site significa também uma enorme visibilidade e, consequentemente, mais possibilidade de encontrar pacientes. Além de ser uma maneira de reconhecimento da sua clínica, sem a necessidade de ter grandes custos.

Como um site possui fácil acesso, ele é uma fonte excelente para transmitir aos seus pacientes as informações necessárias. Sem contar que há estratégias que fazem com que você atinja muito mais facilmente seu público-alvo, ao contrário de outras formas de divulgação tradicional.

Claro que para isso é preciso manter o site sempre atualizado e com informações interessantes e úteis para os usuários, de forma a contribuir com a atração e a conquista da confiança de pacientes.

5. Mensuração dos resultados

É praticamente impossível saber se alguma estratégia da sua clínica tem dado certo ou não, sem medir os resultados. O problema é que nem todas as ações permitem que o retorno seja mensurado, como a panfletagem, por exemplo.

Até dá para identificar um ou outro cliente que chegou ao seu escritório por causa da entrega do folheto pelas ruas, mas não há como avaliar corretamente até que ponto esse tipo de campanha tem valido a pena para a sua empresa.

Com um site isso não acontece, já que há diversas ferramentas disponíveis, que permitem analisar seu desempenho.

Você consegue informações valiosas, como o número de acessos, a forma como os usuários chegaram até a sua página, quanto tempo permaneceram, entre outros dados relevantes que ajudam a entender o comportamento dos visitantes e a tomar decisões do que precisa ser alterado e o que pode ser aprimorado.

Essas são só algumas vantagens de ter um site para sua clinica. Mas é preciso entender que, além da importância de se ter uma página na web, é fundamental que ele seja desenvolvido com todos os parâmetros de usabilidade, sendo informativo e funcional. Para isso, existem empresas especializadas do desenvolvimento, que podem ajudar nesse processo.

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