A resposta é simples: sim, você precisa ter um site responsivo. Isso porque, no mundo digital, ter uma página que se adapte à resolução da tela em que é exibida não é mais um luxo, é uma necessidade.
Com o boom dos dispositivos móveis, não há como garantir de onde o seu potencial cliente acessa o seu site. E, tão importante quanto estar presente na web, é oferecer uma boa experiência para o usuário. Afinal, ela aumenta as chances de conversão e, consequentemente, as vendas.
Em 2015, 67% dos usuários brasileiros compraram via dispositivos móveis e 93% pesquisaram no smartphone, antes de fechar a compra de um produto ou serviço, mostra o estudo da empresa alemã Sociomantic.
No post de hoje, entenda porque você precisa ter um site responsivo. Boa leitura!
Um site responsivo é aquele que consegue se adaptar à resolução da tela em que é exibido. Tal funcionalidade é conhecida como design responsivo, termo cunhado pelo web designer norte-americano Ethan Marcotte, no ano de 2010.
É importante lembrar que resolução não tem a ver com tamanho da tela. Hoje em dia, a tela de um iPhone pode ter a definição de um desktop.
Imagine que você consiga gerar muitas visitas para a sua página, mas, quando o seu potencial cliente decide concluir a compra em seu smartphone, tem dificuldade de incluir o produto no carrinho. Sentindo-se frustrado, vai abandonar o seu site e procurar outro.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o celular tem se consolidado como o principal meio de acesso à internet dos brasileiros. Enquanto 70,1% dos domicílios se conectaram à web no desktop, 92,1% deles fizeram isso via smartphone.
A região Norte é a que mais navega por ele (96,7%), seguida pelo Centro-Oeste (95,6%), Nordeste (93,9%), Sudeste (91,5%) e Sul (88,2%). Além da questão da infraestrutura, o predomínio do uso do mobile no Norte está ligado ao preço mais barato da internet móvel em relação ao valor da fixa.
A taxa de rejeição, também chamada de bounce rate, é o número de visitantes que entram e saem do seu site via landing page sem realizar nenhuma ação. Em geral, ter um site responsivo ajuda a diminui-la.
A experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) é uma área do Design que tem ganhado relevância com o avanço dos dispositivos móveis. Podemos dizer que UX é o conjunto de experiências e emoções de um indivíduo ao visitar o seu site.
Se a sua vivência for positiva, aumentam as chances de conversão. Contudo, se for negativa, prejudica a credibilidade da sua marca e provoca a perda do potencial cliente. Em um mercado de concorrência acirrada, isso faz muita diferença para o resultado das vendas.
Nos últimos anos, o Google tem dado preferência aos sites responsivos em seus resultados de pesquisa, o que favorece o ranqueamento das páginas mobile friendly. Como esse mecanismo de busca é responsável por uma parcela importante do tráfego na web, vale a pena estar atento a isso.
Gostou deste post sobre as vantagens de ter site responsivo? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter!