Redes Sociais para empresas: Elas são realmente necessárias?

Redes Sociais para empresas: Elas são realmente necessárias?

As redes sociais não apenas transformaram as relações pessoais, como também a maneira como as empresas passaram a se comunicar e divulgar seus produtos e serviços para os consumidores. E isso não é à toa! Afinal, são milhares de pessoas conectadas todos os dias nesses canais.

Para se ter uma ideia da dimensão da popularidade dessas ferramentas, o Facebook, hoje, considerado a maior rede social do mundo, atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento divulgado pela empresa.

Com tanto sucesso, as redes sociais passaram a direcionar mais suas funcionalidades para o mundo corporativo, tornando-as ainda mais poderosas para quem busca resultados positivos nas ações de marketing.

A seguir, mostraremos os benefícios das redes sociais para empresas, buscando mostrar se elas são realmente necessárias para o seu negócio. Continue a leitura!

Alcance do público

Pense bem: se levarmos em conta apenas o Facebook, estamos falando de um alcance de bilhões de usuários.

É claro que todas essas pessoas não são clientes ou potenciais clientes para seu escritório. Mas é muito mais fácil encontrá-los nesses canais.

Sem contar que as redes sociais possuem um alto poder de segmentação, onde você pode realizar anúncios pagos para serem exibidos somente para quem tem as características especificadas. Alguns exemplos: sexo, idade, preferências, localidade etc.

Interação com clientes

Há escritórios que possuem tantos clientes, que é quase impossível manter um relacionamento eficiente com todos eles e se fazer presente ao mesmo tempo.

As redes sociais possibilitam a criação desse vínculo, permitindo que você faça publicações relacionadas à sua área de atuação, dando dicas, respondendo dúvidas gerais, entre outras formas de interação. Isso revela a transparência do seu negócio, gerando mais confiança para o cliente.

Custo x benefício

Você já fez alguma divulgação nas mídias tradicionais como no rádio ou televisão? Mesmo que a resposta seja não, deve imaginar que os valores muitas vezes são impraticáveis para uma empresa.

Sem falar que esses canais nem sempre trazem o retorno esperado, pois atingem o grande público, sem focar no grupo específico de pessoas, que realmente é interessante para o seu negócio.

Com as redes sociais isso é bem diferente! A abertura de contas é gratuita assim como a maioria das estratégias que podem ser realizadas online. E mesmo as funcionalidades que possuem um custo, como os anúncios pagos, têm um valor baixo.

Mas, afinal, como usar as redes sociais?

Com tantas boas notícias você deve estar curioso sobre a maneira como as redes sociais devem ser utilizadas, não é mesmo? Bom, o primeiro passo é analisar quais delas são mais adequadas para o seu tipo de negócio. Não dá para “atirar para todos os lados”, pois impossibilita que se faça um trabalho eficiente.

Como já citamos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Com ele você pode criar uma página para seu negócio e fazer publicações com conteúdos, fotos e vídeos de qualidade.

Além disso, você pode usar o Messenger para ter contato direto com seus clientes ou mesmo promover publicações, para que mais pessoas sejam alcançadas.

O Instagram, outra rede de sucesso, tem basicamente as mesmas funcionalidades que o Facebook, mas a diferença principal é que essa ferramenta tem como foco a publicação de imagens.

Você pode postar imagens explicando sobre novas leis, ou publicar momentos da rotina do seu escritório em diversos formatos: vídeo, fotos, stories, ao vivo ou em formato de carrossel de imagens.

Já o Linkedin, é uma rede social voltada para fins profissionais. Os principais objetivos dessa ferramenta são: criar listas de contatos, encontrar parcerias ou oportunidades de trabalho, além de divulgar vagas ou outros assuntos de cunho profissional.

O interessante é que todas essas redes sociais permitem a criação de perfis empresariais. Cada uma delas tem suas peculiaridades, mas no geral, a opção para as organizações trazem funcionalidades importantes para o planejamento e execução das campanhas de marketing.

Como, por exemplo, as métricas de desempenho disponíveis. Possibilitando a mensuração de resultados das estratégias, de forma a analisar quais ações estão obtendo o retorno esperado e direcionando os próximos passos. Sendo assim, há mais chances de se obter sucesso!

Ficou com alguma dúvida sobre as redes sociais para empresas? Comente abaixo ou entre em contato conosco!

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