Ter um site é a forma ideal de apresentar sua marca ao público-alvo na internet e fazer com que o seu negócio apareça nas buscas do Google. Como você já deve ter percebido, existem vários tipos de site, que são utilizados de acordo com os objetivos de cada empresa. Saber diferenciar cada um deles é importante para fazer a melhor escolha para o seu negócio.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Não se preocupe, neste artigo, vamos mostrar os 5 tipos de site mais comuns. Acompanhe!
Esse é o modelo mais utilizado pelas empresas. Trata-se de um conjunto de páginas que contêm as informações básicas sobre o negócio — como endereço, canais de contato, serviços oferecidos e fotos do local. Um site institucional funciona como uma espécie de cartão de visita da empresa na internet.
Devido à sua simplicidade, esse modelo não costuma se destacar nas buscas no Google, o que pode dificultar a captação de novos clientes. Por esse motivo, ele é mais interessante para marcas que já são conhecidas no mercado.
Como o próprio nome diz, esse modelo oferece mais interação e permite que as informações sejam atualizadas frequentemente. Além do conteúdo institucional, é possível incluir um blog, integrar as redes sociais, postar vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo.
A inclusão dessas informações ajuda o site a se destacar nos mecanismos de busca do Google. Esse modelo é indicado para pequenas e médias empresas que investem em marketing digital e desejam captar clientes por meio do site.
É um site voltado exclusivamente para vendas. O lojista que tem interesse em criar uma loja virtual precisa contratar uma plataforma de e-commerce, que é o sistema que vai gerenciar todo o processo de venda. Os modelos variam de acordo com o tamanho do negócio e o valor disponível para o investimento.
Esse modelo é indicado para quem já tem uma loja física e deseja expandir o negócio para a internet ou para todos quem têm interesse em comercializar produtos online.
Um blog pode ficar dentro de um site dinâmico, como vimos anteriormente, ou ser disponibilizado com um domínio próprio. Ele é considerado umas das principais ferramentas da estratégia de Marketing de Conteúdo, pois permite que a empresa disponibilize informações relevantes para o público-alvo de maneira simples. Esse material também pode ser compartilhado em outros canais, como redes sociais e e-mail marketing.
Oferecer ao público-alvo conteúdo que vai ao encontro das suas necessidades ajuda a criar um vínculo com a marca. Por exigir uma atualização constante, o blog é indicado para as empresas que estão dispostas a investir na produção de conteúdo.
Trata-se de uma página criada na internet com o objetivo de realizar uma ação promocional. Por exemplo: se a sua empresa planeja lançar um novo produto, você pode fazer um hotsite explicando o seu funcionamento, as principais vantagens e outras informações que podem ajudar o cliente a entender melhor essa novidade.
No hotsite é necessário definir um período de ação promocional. Depois do tempo determinado, ele é retirado do ar. É indicado para empresas que desejam apostar em estratégias de divulgação voltadas ao apelo visual e que podem causar maior impacto positivo.
Viu como existem opções para todos os tipos de estratégia? Neste artigo, explicamos quais são os tipos de site mais comuns. Para escolher qual é o modelo de site ideal para o seu negócio, defina muito bem as metas da empresa — e qual é o papel desse canal de contato na captação de clientes.
Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter e fique pode dentro das novidades do blog!