O e-commerce é um segmento de negócio que cresce a cada ano e atrai a atenção de empreendedores. Para abrir uma loja virtual, um dos primeiros passos é escolher uma plataforma de e-commerce. É nesse sistema que será feito todo o gerenciamento do site, como estoque, número de pedidos, andamento das entregas, entre outros processos.
Ao fazer a escolha de uma plataforma, existem basicamente duas opções: ter uma loja virtual personalizada ou pronta. Tem dúvidas sobre elas? Não se preocupe, neste artigo, vamos fazer um resumo sobre as vantagens e desvantagens de cada uma. Acompanhe!
Esse modelo, conhecido também como loja alugada, consiste em um sistema pronto para utilização. Geralmente, as empresas que oferecem esse serviço disponibilizam planos de pagamento mensais ou anuais.
Uma das principais vantagens de uma loja virtual pronta é o baixo custo para contratação. A implantação do sistema costuma ser rápida, já que as opções de layout e funcionalidades são limitadas.
Essa costuma ser a escolha de pequenos lojistas, que não desejam investir muito tempo e dinheiro no início do projeto. Além disso, o sistema costuma ser muito intuitivo, facilitando a utilização de quem não tem muita experiência com lojas virtuais.
Por se tratar de um sistema pronto, o lojista não tem muita liberdade para customizar a loja virtual, o que pode prejudicar a construção de uma identidade própria. Por não haver acesso ao código fonte do site, qualquer alteração mais avançada precisa ser solicitada à empresa prestadora de serviço, algo que pode demorar ou até mesmo não ser possível. Além disso, as limitações de funcionalidade podem prejudicar a implantação de estratégias de SEO, que são fundamentais para o bom desempenho da loja virtual.
Trata-se de um modelo que oferece ao lojista a possibilidade de personalizar a loja virtual em todos os aspectos, desde a parte administrativa até o layout do site.
Esse modelo permite criar uma identidade própria para o site, utilizando cores, imagens e funcionalidades que podem fortalecer a imagem da sua marca. O mercado de e-commerce é cada vez mais competitivo e apresentar diferenciais no site, é uma forma de se destacar da concorrência e realizar mais vendas.
Além disso, se as expectativas de crescimento são altas, uma loja virtual personalizada oferece toda a estrutura necessária para acompanhar essa evolução. A longo prazo, o investimento realizado pode representar um ótimo custo-benefício.
Diferente das lojas virtuais prontas, a implantação desse modelo pode demorar mais, já que o nível de complexidade do desenvolvimento é maior. O investimento financeiro é mais elevado, pois além da implantação, existe o custo de manutenção de acordo com as necessidades da loja virtual.
Para não comprometer o andamento do projeto, a dica é que o valor da implantação seja, no máximo, 30% do capital disponível para o investimento no negócio.
Escolher uma boa plataforma de e-commerce é o primeiro passo para garantir o sucesso do seu projeto. Portanto, antes de escolher, analise as expectativas de crescimento, as necessidades do seu negócio e faça uma pesquisa de mercado. Agora você conhece as principais diferenças entre uma loja virtual personalizada e uma pronta.
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