Para aproveitar os melhores recursos que o marketing digital tem a oferecer à sua marca, você precisa ficar por dentro das principais tendências dessa área, como o que é marketing de conteúdo e inbound marketing, para assim, implementar o que é positivo para as necessidades do seu negócio.
Pensar em Marketing de Conteúdo significa produzir um material de qualidade que solucione os problemas do seu público-alvo, sem apelar para a publicidade tradicional. O foco está em criar conteúdo compartilhável, sem falar do seu produto de modo repetitivo.
Paralelamente, há a ideia por trás do Inbound Marketing. Na verdade, trata-se de um conjunto de estratégias voltadas para direcionar os seus visitantes por um fluxo produtivo, que os qualifique constantemente, até que fiquem prontos para se transformarem em clientes.
Cada publicação feita dentro da sua estratégia de Marketing de Conteúdo tem o potencial para virar um novo portal de entrada para visitantes no seu site e, consequentemente, clientes. Isso fará com que o seu conteúdo apareça nos buscadores e possa ser distribuído em outros meios, como redes sociais ou e-mail marketing. Tudo isso possui um impacto altamente positivo na visibilidade da sua empresa.
O conteúdo certo na hora adequada pode ser decisivo para você fechar uma venda. Em um mercado cada vez mais competitivo como o dos dias atuais, é preciso aproveitar todos os aliados possíveis. Quando criada com foco em qualidade e solução de problemas, uma publicação em um blog pode ser vista por um potencial cliente e oferecer tudo o que ele precisava para tomar uma decisão.
Quem publica bom conteúdo acaba tendo o seu nome associado a uma autoridade em seu meio de atuação. Isso não vale apenas para pessoas, mas também para empresas. Um dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo está em aumentar a credibilidade da sua marca com cada publicação. Quanto mais ela é compartilhada, maior fica o seu potencial de sucesso.
Quem chega até o seu site pode não estar completamente preparado para comprar o seu produto. Só que isso não é necessariamente um problema: uma estratégia de Inbound Marketing é capaz de nutrir esse público com conteúdo de qualidade até que se qualifique mais e, finalmente, chegue no momento de decidir fechar negócio. Sem isso, você acabaria perdendo um cliente em potencial.
Você não precisa e nem deve criar campanhas únicas para atingir todo o seu público. O Inbound Marketing possui como um dos seus principais diferenciais a possibilidade de segmentar a sua comunicação. Isso significa criar conteúdo e fluxos de informação focados no público específico do seu negócio, levando em conta as necessidades dessas pessoas e o que as suas soluções têm a oferecer a elas.
É bem ruim não poder ter certeza se suas campanhas estão indo pelo caminho certo. Felizmente, o Inbound Marketing é completamente fundamentado na premissa de poder acompanhar cada métrica da sua estratégia em tempo real. A partir desses números, você pode perceber oportunidades inéditas para melhorar ainda mais os seus resultados, algo impensável no meio tradicional.
Tendo em mente de que forma Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing interagem, você tem tudo o que precisa para adotar esses recursos corretamente na sua estratégia. Ambos podem gerar resultados bastante positivos para a sua empresa, principalmente se implementados de maneira integrada. Afinal, um não vive sem o outro. Lembre-se de ficar em plena renovação, buscando sempre novas referências.
Vai implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing na sua empresa? Conte para a gente como você pretende começar!