Quem é dono de uma empresa sabe a importância que uma marca tem para seu negócio. Sua criação, muitas vezes, dá trabalho, pois ela deve refletir a identidade da companhia onde quer que esteja (sites na internet, eventos, publicidade etc.). O poder desse símbolo está na capacidade de se fixar na mente dos consumidores. Por isso, ela não pode ser deixada de lado.
Muitas vezes, consumidores se conectam tanto com uma marca, que associam o próprio produto a ela. Por exemplo, quando falamos em lâmina de barbear, um dos nomes que imediatamente vem à cabeça é Gillette. Se falarmos em um curativo adesivo, qual é o nome que vem à cabeça? Band-Aid, é claro.
Entender a capacidade e a importância de ter uma marca forte é fundamental para uma empresa. Mas, para criá-la, é preciso atenção ao mercado.
Por isso, listamos, a seguir, algumas dicas do que é necessário para criar uma boa marca para sua empresa. Boa leitura!
Para se comunicar com seu público-alvo de forma eficiente, é preciso que sua marca esteja alinhada com os desejos e expectativas de leads e clientes. Além de manter uma comunicação atrativa.
Nesse cenário, surge a necessidade de se definir a persona. Ela tem por objetivo ser o arquétipo do cliente ideal de uma empresa e irá guiar as ações que farão parte do planejamento estratégico da marca.
O tom de voz da comunicação, as redes sociais que serão utilizadas (e os conteúdos que deverão ser produzidos) bem como a identidade visual da marca são alguns exemplos de tópicos que utilizam a persona para nortear qual a melhor decisão na hora de criar uma boa marca e uma imagem institucional forte.
Complementando a criação da persona, temos o desenvolvimento do briefing, uma das etapas mais importantes de todo o processo. Quer aprender mais sobre ele? Fique com a gente!
A construção de um bom briefing é fundamental, pois, a partir dele, os profissionais de planejamento e design podem obter informações para o desenvolvimento, ou seja, após a definição da persona, algumas linhas de trabalho foram estabelecidas e chegou a hora de botar a mão na massa!
É por meio do briefing que sua empresa será capaz de oferecer um direcionamento para os profissionais envolvidos no projeto. Pontos como cores, referências, conceitos, missão, visão e valores da empresa são alguns dos itens indispensáveis que, a partir desse momento, estarão definidos.
Após a definição da persona e a construção do briefing, é preciso desenvolver um plano de ação estratégico. Ele será o responsável por organizar todas as demandas e atividades que deverão ser postas em prática.
O plano de ação estratégico é fundamental para ter sempre em mente onde sua empresa quer chegar. Por isso, ele deve descrever os objetivos a serem alcançados e quais ações devem ser tomadas para atingir cada um deles.
Ações de marketing e branding são algumas estratégias que merecem destaque, em razão da importância de suas ações e do grau de complexidade que pode ser adquirido.
Branding nada mais é que a gestão da marca. Uma forma de fortalecer e construir aquilo que remete ao empreendimento como um todo, assim como as sensações associadas a ele. Trata-se de um conjunto de estratégias e ações que têm como objetivo principal tornar seu produto ou serviço mais conhecido e presente na mente dos consumidores, de forma positiva.
É essencial pensar que o sucesso e a valorização de uma marca estão diretamente ligados ao público. E falamos tanto do externo quanto do interno.
Saber como sua marca é percebida dentro da empresa, como seus colaboradores a associam aos valores da empresa é fundamental para ter engajamento e uma equipe mais forte.
Mas, claro, o público externo também precisa perceber claramente esses valores. Para isso, sua marca deve estar presente na vida das pessoas, atender às expectativas delas e se destacar perante a concorrência.
Hoje em dia, é inevitável que sua marca esteja presente nas redes sociais. Mas apenas ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram não é o bastante! É necessário manter atividade nas redes, criar e compartilhar conteúdo relevante e de qualidade.
Estratégias de Inbound Marketing são cada vez mais utilizadas para nutrir e educar clientes, ao mesmo tempo em que colaboram com a visibilidade e a credibilidade da marca.
As redes sociais são peças-chave para a disseminação desse conteúdo! Além de o seu público-alvo estar por lá — e outras pessoas poderem entrar em contato com a marca —, é possível utilizar as funcionalidades existentes para criar conteúdos dinâmicos e em diferentes formatos.
Teasers e tutoriais no Insta Stories, anúncios de promoções no Facebook e painéis de inspiração no Pinterest são alguns formatos existentes. Use a criatividade para criar uma marca forte perante seus clientes!
O posicionamento de uma marca nada mais é que a percepção desejada na mente dos consumidores. Ou seja, como seu produto é percebido. Por essa razão, definir a persona é o primeiro passo para criar uma marca de sucesso!
Isso envolve vários fatores percebidos pelo cliente quando pensa em sua marca. Essas associações podem ser positivas ou negativas. O consumidor pode considerar uma imagem amigável, agressiva, confiável, intimidadora, memorável etc.
O que estabelece isso é a comunicação da empresa. Criar uma boa imagem ajuda a definir melhor o posicionamento que ela terá no mercado e, consequentemente, o impacto aos olhos do cliente.
Então, na hora de definir como seu negócio se posicionará no mercado, é muito importante levar em conta os seguintes fatores:
Mas lembre-se de que esse trabalho precisa de monitoramento constante! Somente dessa forma será possível perceber se as estratégias são realmente efetivas. Para essa análise, uma ferramenta como o Google Analytics é essencial.
Não há dúvidas de que o mundo digital é o principal lugar em que sua marca deve estar presente. Os consumidores estão conectados e buscam soluções constantemente em diversos canais de comunicação na web. Ter presença on-line e saber como divulgar seu site, nas redes sociais e em outros canais, é fundamental nesse contexto.
Com essas observações, você criará uma boa marca, fortalecerá a relação de sua empresa com o público-alvo, além de agregar valor a todos os envolvidos no negócio e alcançar os resultados que deseja.
Gostou das dicas? Então, que tal ficar por dentro de todas as novidades? Assine nossa newsletter!