Ao olhar para um site pronto, muitos podem pensar que realizar o desenvolvimento e a codificação das informações são tarefas simples e rápidas.
Porém, a elaboração de um website é um processo complexo que exige pesquisa, muito trabalho, criatividade e um bom nível de conhecimento em programação (HTML, PHP, CSS e outros).
Portanto, para desenvolver um site otimizado e de sucesso, é necessário ter uma equipe exclusivamente dedicada para entender o que o cliente deseja, desenvolver um layout inesquecível, além de especialistas para rodar a estratégia de SEO.
Desenvolver uma site utilizando essa técnica é essencial, já que ela otimiza toda a informação de modo que mecanismos de busca, como o Google, possam encontrá-lo com mais facilidade.
Assim, pensando na complexidade do processo de desenvolvimento de um site, preparamos este conteúdo que irá ajudá-lo a entender todas as etapas de criação!
Essa é a fase inicial do processo. Aqui, ocorre a coleta de todos os dados importantes da empresa, como objetivo, cultura, segmentação, público-alvo e concorrentes.
Todas as informações que julgar importante devem ser compartilhados com a equipe de desenvolvimento.
Assim, a empresa terá um site extremamente completo, solucionando todas as eventuais dúvidas que os seus clientes possam ter.
Após coletadas as informações necessárias, ocorre o desenvolvimento do mapa do site, que irá conter todas as funcionalidades e telas.
Nessa segunda fase do desenvolvimento de um site, são definidas todas as questões gráficas do projeto. Portanto, é aqui que são escolhidas, por exemplo, cores e fontes a serem utilizadas, assim como também a estrutura visual que irá comportar o conteúdo a ser exibido.
Após a seleção, a equipe de web designers desenvolve, na maioria dos casos, todo o layout da página principal do site.
A seguir, o trabalho é enviado para a empresa para a aprovação ou eventuais alterações.
Depois da autorização, são criados todos os outros layouts das demais páginas e submetidas para a próxima fase, a qual explicaremos a seguir:
Aqui são recebidos todos os layouts elaborados e submetidos para conversão para a linguagem de HTML, CSS e JavaScript.
Portanto, a parte de desenvolvimento front-end é a mais delicada do processo, uma vez que ela demanda por conhecimentos específicos em programação e desenvolvimento em linguagens compatíveis com a web.
Também são definidos os efeitos e interações com os usuários, o que torna indispensável que o desenvolvedor dê a devida atenção, principalmente com a experiência dos visitantes.
Um dos pontos mais cruciais do desenvolvimento de um site é a constante atualização do seu conteúdo (textos e fotos) de forma simples.
Para isso, utiliza-se o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (conhecido também por sua sigla em inglês: CMS), que permite pessoas que não possuem conhecimentos técnicos de programação atualizarem informações regularmente o conteúdo de seu próprio site.
Desse modo, não é necessário que o desenvolvedor do site seja contatado para este tipo de necessidade, economizando tempo e dinheiro.
A publicação é o último processo do desenvolvimento de um site. Nesse momento, ocorrem os últimos ajustes e também são escolhidos o domínio e a hospedagem do website.
Após todos os eventuais pedidos de ajustes, o site é colocado para funcionar oficialmente.
E então, leitor? Entendeu um pouco mais sobre como funciona todos os processos de desenvolvimento de um site? Não deixe de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas!